Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Comitiva do TJAM visita instalações do Centro de Recebimento e Triagem de Custodiados
Tribunal de Justiça

Comitiva do TJAM visita instalações do Centro de Recebimento e Triagem de Custodiados

10 de janeiro de 2022
Compartilhar
6 Min Lidos
Reune Seap
Compartilhar

O local passou a abrigar as audiências de custódia que estão sendo realizadas por videoconferência, desde o último sábado (8/1).


 

Reune Seap2Representantes do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) visitaram na manhã desta segunda-feira (10/1) as instalações do Centro de Recebimento e Triagem de Custodiados (CRT), localizado no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no quilômetro 8 da BR-174, para verificar o local de funcionamento das audiências de custódia em formato virtual que estão acontecendo provisoriamente em duas salas da unidade prisional.

As audiências ocorrem naquele local em cumprimento à portaria Conjunta TJAM/CGJ n.º 1, de 7/1/2022, publicada nas páginas 1 e 2 do Diário da justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (10/1). A portaria foi publicada considerando os eventos ocorridos no último dia 6 de janeiro nas proximidades do Fórum Ministro Henoch Reis, durante o transporte de detentos pela polícia Civil do Estado do Amazonas, para a realização de audiências de custódia, e a necessidade de garantir a segurança na logística e nos procedimentos da audiência de custódia aos magistrados, servidores, bem como à população em geral.

A visita foi realizada junto com técnicos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP/AM); da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); do Ministério Público do Estado (MPE/AM); do defensoria pública do Estado (DPE/AM); da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e; da Associação dos Advogados Criminalistas do Brasil – Seção Amazonas (Abracrim/AM). Antes da visita, todos participaram de uma reunião na sede da SEAP, na avenida Torquato Tapajós.

Representaram o Tribunal de justiça do Amazonas o desembargador Délcio Santos; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de justiça (CGJ/TJAM), Igor Campagnolli; a juíza Rosália Guimarães Sarmento, coordenadora da Secretaria de Custódia do TJAM; o juiz Marco Antônio Costa; o secretário-geral de Administração do Tribunal, Chrystiano Lima e Silva, dentre outros servidores.

Segundo o desembargador Délcio Santos, a reunião teve a finalidade de fortalecer o contato com diversas instituições envolvidas para verificar o que precisa ser feito em relação às audiências de custódia por videoconferência. “Fizemos esta visita para conhecer o modus operandi do CRT que está agora, também, fazendo as audiências de custódia. O CRT já vem realizando as audiências das Varas Criminais por meio de videoconferência e não havia sido feita, ainda, para custódia. Isso começou no último sábado (8/1) e viemos conhecer como está funcionando. Saio daqui muito satisfeito porque estou vendo um trabalho de excelência sendo realizado. Tenho certeza que, com essa parceria e colaboração entre todas as instituições, o serviço vai ficar cada vez melhor. Estão todos de parabéns”, afirmou o desembargador, acrescentando que novas reuniões serão realizadas para acompanhamento do assunto.

“Tudo está sendo conversado entre as autoridades para melhor implementarmos e garantirmos o direito fundamental da pessoa privada de liberdade na realização da audiência de custódia. Serão realizadas outras reuniões para que seja debatido o assunto, a fim de que seja pensada a melhor forma de continuar garantindo esse direito”, declarou a juíza-coordenadora da Secretaria de Custódia do TJAM, Rosália Guimarães Sarmento.

52 audiências

O secretário da SEAP, coronel Paulo César, frisou que 52 audiências de custódia foram realizadas no último final de semana nas duas salas do Compaj. Segundo o titular, “com a demanda reprimida após o fato ocorrido na quinta-feira, uma vez que foram suspensas as audiências de custódia naquele dia e na sexta, a SEAP disponibilizou o espaço para as videoconferências, adotando os procedimentos iguais aos que vinham sendo realizados na época mais crítica da pandemia de covid-19”, explicou o secretário.

Anteriormente, comentou coronel Paulo César, as salas virtuais já atendiam as audiências de criminais. “A visita de todos os órgãos envolvidos no sistema prisional é a parte mais importante para nós que trabalhamos na execução final. Hoje estou representando a SEAP, a administração penitenciária, e muito feliz com a vinda do Tribunal de justiça, na pessoa do desembargador Délcio, que demonstrou total atenção à Secretaria desde o ocorrido na quinta-feira; assim como a OAB; defensoria pública e Corregedoria. Isso é importante para nós, que buscamos alinhar medidas que melhorem o sistema prisional e a parte judiciária, demonstrando UNIÃO e proporcionando a essas pessoas que são privadas de liberdade um pouco mais de dignidade e respeito para com o seu processo e suas atividades”, disse ele.

Advogados

O presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Brasil – Seção Amazonas (Abracrim/AM), Vilson Benayon, destacou que a visita foi altamente produtiva. “Sabemos que é uma decisão paliativa, em razão do ataque que ocorreu à viatura da polícia Civil no deslocamento para a audiência de custódia. A princípio, esperamos que seja uma audiência célere, mais rápida e com segurança, tanto para o advogado quanto para os serventuários, que todas as garantias à liberdade dos presos sejam mantidas e, principalmente, nós lutamos por uma audiência de custódia justa e humana e, principalmente, fora do sistema prisional. Mas, no momento, é o que temos, e estamos completamente de apoio com essa decisão paliativa”, explica o advogado.

 

 

 

 

Paulo André Nunes

Foto: Chico Batata

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Tags:Estado do AmazonaspoliciaPolícia CivilSegurança Pública
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?