Durante o Encontro na capital sergipana, os representantes dos TJs vão discutir os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário e como aumentar a eficiência nos serviços prestados à sociedade.
O desembargador Wellington José de Araújo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, representa a Corte Estadual no “2.º Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre)” que teve início na última terça-feira (14/06), no Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes, em Aracaju, e prossegue até esta quinta-feira (16).
O representante do TJAM e os demais presidentes dos Tribunais de Justiça do País estão reunidos na capital sergipana para discutir os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário e como aumentar a eficiência nos serviços prestados à sociedade. Ao final do evento, os magistrados divulgarão a “Carta de Aracaju”, que trará as propostas discutidas no encontro.
O desembargador Wellington Araújo e os demais representantes dos TJs do País foram recepcionados pelo juiz Roberto Alcântara, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase).
Várias autoridades participaram da abertura do 2º Encontro Nacional do Consepre, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; e o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Josenito Vitale.
Nesta quarta-feira (15), segundo dia do Encontro, no Hotel Vidam ocorreram palestras e painéis que trataram das inovações tecnológicas no Judiciário, saúde de magistrados e servidores, e eficiência na gestão financeira.
A palestra de abertura, “Os desafios e perspectivas dos Tribunais acerca da Inteligência Artificial”, foi proferida pelo ministro Marco Aurélio Bellizze Oliveira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O Consepre foi criado em novembro de 2021, resultante da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. Entre os objetivos, estão a defesa das prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente no âmbito Estadual; intercâmbio de experiências administrativas e judiciais dos TJs; intermediação das relações entre os Tribunais e diferentes esferas de governo, poderes constituídos, organizações públicas e privadas para aperfeiçoamento da prestação da tutela jurisdicional.
Paulo André Nunes
Fotos: TJPI
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]