A seleção direcionada aos servidores e servidoras do TJAM preencheu as 20 vagas das 6 linhas de pesquisa disponibilizadas pela parceria com a Universidade Federal Fluminense.
O Programa de Mestrado Profissional em Justiça Administrativa da Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou nesta sexta-feira (15/07) a lista dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Interno para servidores e servidoras efetivos (as) do Tribunal de Justiça do Amazonas. A seleção direcionada ao público interno do TJAM é uma iniciativa pioneira da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), que vai ofertar sem ônus ao servidor o curso de pós-graduação strictu sensu.
Foram 20 vagas divididas entre as 6 linhas de pesquisa que abordam os temas Ética, Meio Ambiente, Saúde, Estado de Direito e Comunicação, com candidatos aprovados em todas as linhas. O programa é interdisciplinar e aberto para todas as áreas de conhecimento com o objetivo de reunir as diversas áreas de atuação no Poder Judiciário.
O presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, e que estava como diretor da Eastjam no início do processo seletivo, considera que a oportunidade de promover, por meio do TJAM, uma formação acadêmica como essa e que tem preocupação com a atuação profissional, é de grande valor para a instituição. “Oportunizar formação acadêmica para os servidores é investir no avanço da qualidade do serviço jurisdicional”, destacou Pascarelli.
O desembargador Cezar Bandiera, diretor da Eastjam, salienta a importância da qualificação e especialização para aqueles que compõem o Poder Judiciário amazonense. “É de interesse de todos, haja vista que aprimorar o conhecimento de nível avançado em áreas de interesse desta Corte de Justiça influencia sobremaneira os resultados das ações implementadas pelo TJAM no cumprimento da sua missão institucional”, declarou Bandiera. O desembargador ainda parabenizou os servidores e servidoras aprovados (as) e convidou todos os servidores e servidoras do TJAM a também buscarem o desenvolvimento acadêmico por meio dos cursos oferecidos pela Eastjam.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa, Helena Elias Pinto, afirmou que a impressão que ficou para os professores que avaliaram os projetos submetidos é de uma produção em geral de alta qualidade. A professora também destacou a relevância social de algumas das temáticas propostas pelos candidatos como a presença da mulher no Poder Judiciário, a integridade do processo decisório nas compras públicas, a implantação do processo eletrônico na Justiça, os limites da atuação jurisdicional na área criminal, o papel das instituições democráticas na implantação da Justiça Administrativa, o papel do Judiciário na implantação das políticas de atenção aos usuários de drogas, dentre outros.
A servidora Mirian Rolim foi a candidata mais bem colocada no processo seletivo e o trabalho proposto por ela aborda a temática da participação feminina no Poder Judiciário. A servidora, que é pedagoga na Escola do Servidor, propõe em seu trabalho uma análise da efetividade das políticas institucionais do TJAM para a promoção de igualdade de gênero. “O que pretendo é discutir como essas inciativas têm impactado na realidade local do Tribunal’, afirmou a servidora.
Início das aulas
O início das aulas está previsto para a primeira semana de agosto e a primeira semana é aberta à participação de outros servidores para que possam conhecer o curso e os professores. A professora coordenadora do PPGJA, Helena Pinto, convidou os candidatos que foram aprovados, mas não classificados, a participarem de parte das atividades do programa como alunos especiais. A docente ainda destacou que a expectativa é “de que tenhamos um curso de qualidade excelente, com ganhos para o Tribunal do Amazonas e para a Universidade Fluminense”.
#PraTodosVerem – a arte que ilustra a matéria é uma espécie de banner em que predominam as cores azul e amarela (em diversos tons). Do lado esquerdo, uma imagem da deusa da Justiça, na cor bronze. A palavra “mestrado” vem escrita em destaque, em amarelo, sobre o complemento “em justiça administrativa”, gravada na cor branca. Na parte superior esquerda do card estão as logomarcas da Eastjam, da Universidade Fluminense e do seu programa de mestrado, além do brasão do TJAM.
Igor Braga – Eastjam
Arte: Eastjam
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]