Agenda começou nesta segunda-feira pelos Fóruns Azarias Menescal, Lúcio Fonte de Rezende e Mário Verçosa.
Os servidores, estagiários, magistrados e colaboradores dos Fóruns Des. Mário Verçosa, Des. Lúcio Fonte de Rezende e Des. Azarias Menescal participaram na manhã desta segunda (5/12) de encontros de confraternização de final de ano e receberam os agradecimentos da Gestão do Tribunal de Justiça do Amazonas – que tem à frente o desembargador Flávio Pascarelli (presidente), a desembargadora Graça Figueiredo (vice-presidente) e o desembargador Anselmo Chíxaro (corregedor-geral de Justiça) – pelas conquistas do Poder Judiciário no semestre, o que inclui a obtenção do Prêmio CNJ de Qualidade na categoria Ouro. Nesta terça-feira (6/12), os encontros ocorrerão no Fóruns Des.ª Euza Naice de Vasconcellos e Ministro Henoch Reis.
No Fórum Des. Mário Verçosa, localizado na rua Alexandre Amorim, em Aparecida, zona Sul, o evento contou com a participação do presidente da Corte, desembargador Flávio Pascarelli; do juiz de Direito auxiliar da Direção do Fórum e titular da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema), Moacir Pereira Batista; do juiz de Direito Antônio Carlos Marinho Bezerra Júnior e da secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Amazonas (Sintjam), Elisângela Paula.
No Fórum Lúcio Fonte de Rezende, que fica na avenida Noel Nutels, na Cidade Nova, zona Norte, a abertura do evento foi feita pela vice-presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo. O diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), desembargador Cezar Bandiera, representou a gestão no evento do Fórum Azarias Menescal, situado na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.
Em sua mensagem aos servidores e magistrados presentes, o presidente do TJAM comentou que a confraternização também foi uma forma de festejar a conquista recente, por parte do Tribunal de Justiça do Amazonas, do Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Ouro.
“O final de ano nos traz boas lembranças. É a proximidade do Natal, o espírito natalino. E esse é um momento de confraternização com os servidores porque, durante todo o ano, nós ficamos muito envolvidos no trabalho o que nos distancia um pouco. E graças a vocês e aos juízes, nós fechamos o ano recuperando o Selo Ouro, com muito orgulho, em menos de cinco meses de gestão e com algumas medidas”, discursou Pascarelli.
De acordo com o juiz auxiliar do Fórum Desembargador Mário Verçosa, Moacir Pereira, a a confraternização foi um momento ímpar, “principalmente pela recente conquista do Selo Ouro pelo Tribunal de Justiça este ano, graças ao trabalho de todos”.
O juiz de Direito Antônio Carlos Marinho Bezerra Júnior destacou o sentimento de gratidão deste momento. “A palavra aqui é de gratidão e reconhecimento pelo esforço dos servidores. O Tribunal, como bem colocou nosso presidente, recuperou o Selo Ouro e essa conquista é dos servidores e magistrados. E os Juizados são responsáveis por grande parte dessa conquista”, disse o titular da 12.ª Vara do Juizado Especial Cível.
Alguns dos servidores presentes à confraternização estavam uniformizados com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, no clima da Copa do Mundo do Catar. Era o caso da assistente judiciária Marina Alves de Brito Zarur, lotada na 6.ª Vara do Juizado Especial Cível. Para ela, a confraternização neste período natalino indica a importância do trabalho feito ao longo do ano. “É um momento para nos alegrarmos por nossas conquistas, por esse reconhecimento trazido pelo Selo Ouro”.
Também uniformizado com a camisa da seleção canarinho, o servidor Rugles Júnior, também do 6.º JEC, disse que a confraternização de fim de ano é importante, e elogiou a postura acessível do presidente Flávio Pascarelli e a proximidade que ele procura manter com os servidores. . “É uma satisfação fazer parte do Tribunal de Justiça, agora que atingimos o Selo Ouro e que possamos atingir as Metas Nacionais que o CNJ nos cobra”, afirmou Rugles.
Lotado na diretoria do Fórum Desembargador Mário Verçosa, o servidor Francisco Jander Mário era um dos mais animados no encontro de confraternização desta segunda: ele fez a percussão das canções executadas pela cantora Nelly Miranda, a atração musical do evento. Há 27 anos na unidade judiciária e com cerca de 30 anos no TJAM, ele contou que muitos servidores não conheciam essa sua vertente.
“Me apresentar aqui na confraternização foi uma das maiores felicidades do mundo para mim. Foi muito animado e o presidente veio dar uma palestra. É algo especial para nós do fórum. Uma coisa que eu aprendi no interior da cidade de Anori, onde tocava bateria em uma banda há oito anos, e depois pagode até me apresentar, atualmente, em uma igreja católica. Muitos não conheciam esse meu talento e ficaram admirados ao me ver tocar”, comentou o servidor.
No Fórum Lúcio Fonte de Rezende, a desembargadora Graça Figueiredo abriu o evento ao lado do juiz auxiliar da diretoria do Fórum, magistrado Francisco Soares de Souza, e com o mestre de cerimônias registrando a presença e os agradecimentos a todos os servidores, agentes de portaria, recepcionistas, militares, equipes de manutenção e limpeza presentes. “Estamos aqui hoje prestando uma homenagem e apresentando nossos agradecimentos a vocês, em nome da gestão que se encerra, a qual cumpriu um mandato de transição de seis meses. Nós todos vínhamos de um período difícil, estávamos tão abalados com os efeitos da pandemia, perdemos muitos colegas de trabalho, muitos familiares, mas nesses seis meses, apesar do período tão curto, procuramos juntos superer tudo isso”, afirmou a desembargadora Graça.
Num rápido balanço das ações realizadas pela gestão de transição, a vice-presidente salientou os esforços para ir aos municípios do interior e assegurar a realização de obras de reforma e inauguração de unidades. “Era pouco tempo, não fomos a tantos municípios como gostaríamos, mas foi uma preocupação nossa”, disse a desembargadora, que mais uma vez ressaltou o reconhecimento ao trabalho dos servidores. “Sem vocês, não se movimenta a máquina, e vim aqui, em nome da diretoria, deixar nosso muito obrigada, e exortá-los a continuar empenhados na tarefa de ajudar a nossa população tão carente, tão necessitada de justiça. Vamos continuar dando o nosso melhor! Desejamos um feliz Natal a todos!”.
Coral do TJAM
No Fórum Azarias Menescal, a confraternização contou com a participação especial do recém-criado Coral do Tribunal de Justiça do Amazonas, que é formado por servidores do próprio Poder Judiciário e fez sua estreia em apresentações, com um repertório especial de músicas natalinas e também canções regionais. A apresentação emocionou os presentes, em especial, o desembargador Cezar Bandiera, em cuja gestão à frente da Eastjam o projeto do coral foi iniciado.
Para o regente do coral, maestro Adroaldo Cauduro, a participação do grupo no encontro de confraternização representou um momento histórico e, acima de tudo, um exemplo solidário. “Essa primeira audição do coral foi um momento histórico e fica aqui, também, o registro do carinho do nosso desembargador Cezar Bandiera, a quem eu agradeço imensamente pela oportunidade de realizar esse trabalho, bem como aos servidores, servidoras e colaboradores e colaboradoras. Sempre é uma alegria muito grande. Nosso coro, acima de tudo, é um coro solidário, em que as pessoas compartilham valores, aprendem a ser solidárias e conhecer a própria voz e a de quem está cantando do lado. De fazer uma atividade em grupo, levando alegria e emoção às pessoas”, disse o regente.
Confira as fotos dos eventos nos links abaixo:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720304213845
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720304214720
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720304221357
Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata, Marcus Phillipe e Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660