Titular da comarca, o juiz Marcelo Cruz de Oliveira, que participou do encerramento na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, frisou a importância de mobilizar os estudantes em torno da temática ambiental.
Com a participação do Poder Judiciário do Amazonas, ocorreu na última quarta-feira (08/06) o evento de encerramento das atividades em alusão à “Semana Mundial do Meio Ambiente” na Comarca de Nhamundá (a 375 quilômetros de Manaus), que abordou o tema “Recicle seus hábitos, separe seu lixo”. A ação teve como objetivo maior a propagação do “Programa de Coleta Seletiva” organizado pelo Município, abrangendo a zona urbana, unidades educacionais e comunidades rurais.
O evento foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, comunidade rural Juruá Estrada, e contou com a presença do juiz titular da Comarca de Nhamundá, magistrado Marcelo Cruz de Oliveira.
Na ocasião, ocorreram apresentações ligadas à reciclagem, paródias, desfile de trajes confeccionados com materiais recicláveis, além de palestras e orientações de como participar de maneira efetiva do “Programa de Coleta Seletiva”. A Associação Eco-Reciclagem é a organização que trabalha a coleta seletiva na cidade, informou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Nhamundá. O programa executado na escola torna-se ponto focal para a coleta de materiais recicláveis gerados na comunidade, uma vez, que o objetivo é sensibilizar e educar a população à separar e destinar correto no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado naquele ambiente escolar.
O juiz Marcelo Oliveira comentou que o evento da quarta-feira teve dupla importância, porque levou para dentro da escola um ponto de coleta seletiva de lixo, que vai ser reciclado e, além disso, comemorou a ‘Semana Nacional do Meio Ambiente’, evento importante para fomentar a consciencia de preservação em relação ao meio ambiente. “Foi uma oportunidade para que os alunos tenham contato e, pedagogicamente, aprendam a lidar com a limpeza e a preservação do meio ambiente e que o Poder Judiciário está alinhado nessas iniciativas que importam em preservação e no desenvolvimento sustentável da natureza nessas comunidades”, afirmou o magistrado.
O magistrado destacou a relevância da preservação ambiental para o futuro de toda uma coletividade de Nhamundá. “De sorte que essas crianças tenham aqui um aprendizado para não apenas preservar o meio ambiente para elas, seus pais e familiares, mas também para as futuras gerações”, completou Marcelo Cruz.
Destaque
O secretário municipal de Meio Ambiente de Nhamundá, João Paulo Fonseca, destacou a presença do juiz Marcelo Cruz no evento. “Sabemos que quando se trata da população, alguns adotam a coleta seletiva, outros não. E até alguns regramentos com relação ao despejo de lixo na rua. E o apoio do Judiciário é essencial. Assim como trabalhar a educação ambiental sem a escola é impossível, trabalhar as legislações sem o Poder Judiciário também é muito difícil. Agradeço muito ao doutor Marcelo Cruz e aos representantes do Tribunal Regional Eleitoral aqui em Nhamundá e outras autoridades que estiveram no encerramento”, disse ele.
“Essas ações são essenciais para o Município de Nhamundá porque nós somos uma ilha e o problema de resíduos sólidos se estende há muito tempo. O Programa de Coleta Seletiva é prova viva que a destinação e a seleção correta, agregada a geração de renda para algumas várias famílias, é essencial para a diminuição da quantidade de resíduos gerados. Só neste mês, que foi referente ao mês de maio, nós enviamos mais de 30 toneladas de materiais reciclados. São 30 toneladas que deixaram de ir para o lixo, para o aterro a céu aberto. Até que seja solucionado a problemática esse programa de coleta é fundamental”, ressaltou o secretário municipal de meio ambiente de Nhamundá, João Paulo Fonseca.
#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra o juiz Marcelo Cruz (à direita, sentado, de blusa azul marinho) participando da atividade na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, com alunos, professores e comunitários.
Paulo André Nunes
Fotos: acervo da Comarca
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: divulgacao@tjam.jus.br