Crianças de quatro escolas e um abrigo foram presenteadas na última semana no município.
A 2ª Vara da Comarca de Tefé realizou na última semana a entrega de presentes para crianças pelo projeto Árvore da Esperança, organizado em conjunto com as Promotorias de Justiça de Tefé, Defensoria Pública (Polo Médio Solimões) e Subseção da OAB no município, e que contou ainda com a participação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, do Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans) e da Polícia Militar, que deram apoio durante o deslocamento.
“A iniciativa surgiu a partir da ideia desenvolvida pela Coordenadoria da Infância e Juventude em Manaus, mas adaptada à realidade de Tefé, pois atendemos as cartas não apenas de crianças acolhidas institucionalmente, mas também daquelas regularmente matriculadas na rede pública de ensino. Destaco ainda que esse ano pela primeira vez conseguimos atingir as comunidades ribeirinhas do município, o que só foi possível pela união de todas as instituições do sistema de Justiça e da cidade, e por isso agradecemos a todos que contribuíram com a ação”, disse o juiz Romulo Garcia Barros Silva, titular da 2ª Vara de Tefé.
A distribuição dos brinquedos ocorreu nos dias 13 e 16/12, sendo no primeiro dia nas comunidades ribeirinhas da Missão e do Caiambé e no segundo dia no abrigo institucional da cidade e na Escola Municipal Elyon de Oliveira, segundo o magistrado.
No total foram distribuídos 510 brinquedos às crianças de quatro escolas e da casa de acolhimento, localizadas no município. As unidades contempladas foram: Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, na comunidade Barreira das Missões; Escola Municipal Padre Quintino, na comunidade Barreira das Missões; Escola Estadual Amélia Lima, na comunidade do Caiambé; Casa de Acolhimento Institucional – SAICADI; e Escola Municipal Helyon de Oliveira.
A entrega também contou a presença de representantes dos órgãos envolvidos. “Nós ficamos muito felizes com o convite para participar da ação e gostaríamos de parabenizar o Dr. Romulo Garcia, juiz titular da Vara de Infância e Juventude de Tefé, pela idealização do projeto que, além de resgatar o símbolo e proporcionar um momento especial, contribui com o senso de comunidade e retribui tudo que a população também faz pelas instituições. E, claro, traz a mensagem de que toda criança pode e deve ter o direito de sonhar, e talvez esse seja o grande impacto da iniciativa”, disse o defensor Gustavo Cardoso, coordenador do Polo Médio Solimões.
O promotor de Justiça de Tefé, Daniel Oliveira, também participou da ação e se manifestou sobre o projeto: “O Natal como símbolo do renascimento da esperança, nos proporciona instrumentalizá-lo, levando às crianças singelos momentos de alegria e congraçamento. A união das instituições, capitaneada pelo Dr. Romulo Garcia, titular da 2ª Vara da Comarca de Tefé, torna possíveis esses momentos. Fica o nosso agradecimento a todos que imbuídos no ideário dedicaram-se para sua realização”, afirmou.
De acordo com o juiz, a atividade é realizada na comarca desde 2019, por iniciativa do magistrado e da promotora atuantes na época, e consiste em atender os pedidos feitos ao Papai Noel por crianças devidamente matriculadas nas escolas da rede municipal ou estadual previamente selecionadas, além das crianças acolhidas.
O juiz lembra que em 2019 o projeto alcançou as escolas: Flora Agrícola, localizada na Estrada da Agrovila; Escola localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima; e Escola Mayara Redman, localizada no bairro Abial.
Em 2020 o projeto foi suspenso devido à pandemia da Covid-19; e retomado em 2021, alcançou 5 escolas atendendo quase 400 crianças e neste ano superou todas as expectativas ao chegar a 510 cartas atendidas.
#Pra TodosVerem: Imagem principal da matéria traz uma das quatro escolas atendidas pelo projeto Árvore da Esperança, e tendo em primeiro planos os brinquedos que seriam distribuídos.
Patrícia Ruon Stachon
Foto: Comarca de Tefé
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 9931606