Ao todo serão três aulas, com o objetivo de debater a relação do Poder Judiciário e os veículos de Comunicação.
A Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Eastjam) realizou na tarde de terça-feira (08/11) o primeiro encontro do curso de “Mídia e Direito”, que foi ministrado pela professora doutora em Comunicação pela Universidad Austral de Buenos Aires, Ana Brambilla. O tema abordado nesse primeiro dia foi “Informação útil e proximidade com a população: como usar a comunicação a favor da Justiça”.
Estiveram presentes no evento, estudantes e profissionais de Comunicação, estudantes de Direito e outros servidores e servidoras do TJAM. O objetivo é debater sobre a importância da relação entre o Poder Judiciário e os veículos de Comunicação.
A professora Ana Brambilla salientou que a iniciativa do TJ do Amazonas em promover o aperfeiçoamento de jornalistas é especialmente nobre, tendo em vista a importância de ambos os setores – mídia e Poder Judiciário – na vida dos cidadãos. “Foi uma experiência muito rica, de trocas e crescimento humano. A acolhida superou minhas expectativas e a interação, inclusive com o desembargador Cezar Bandiera, foi engrandecedora” destacou Brambilla.
O desembargador Cezar Bandiera avaliou positivamente o primeiro encontro do curso de “Mídia e Direito”. O magistrado salientou que a iniciativa é exatamente essa, trazer para uma conversa produtiva os profissionais e os futuros profissionais que vão cuidar da relação do Judiciário com a imprensa. “O debate deste encontro foi muito produtivo, pois trouxe subsídios muito relevantes para refletir sobre como melhorar a comunicação”, afirmou Bandiera.
Os próximos encontros estão previstos para os dias 21 e 22 de novembro. No dia 21, a palestra será “A Disrupção Tecnológica: novos tempos na informação e nos direitos”, ministrada pelo professor Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra; no dia 22, a primeira palestra será “O meio ambiente e as preocupações Amazônicas”, ministrada pelo professor Brytchn Ribeiro de Vasconcelos, mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco; e a segunda será “Direito à informação: direito de informar e ser informado – munus público; privacidade e os contornos com as redes sociais”, ministrada pela jornalista e doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza.
As inscrições para participar das próximas aulas ainda estão abertas e disponíveis pelo link (https://escola.tjam.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/listar.xhtml).
Todos os encontros serão na modalidade presencial, na sala de aula do Centro Administrativo, das 14h às 18h (horário de Manaus).
Nicolle Brito e Igor Braga / Eastjam
Foto:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660