Cerimônia ocorreu na tarde de terça-feira e comenda foi outorgada a 94 personalidades.
A Diretoria da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) homenageou, na tarde de terça-feira (22/10), 94 autoridades, professores e servidores com a “Medalha do Mérito Acadêmico”, em reconhecimento à contribuição de todos para o aperfeiçoamento de profissionais nas Ciências Jurídicas e para a construção do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa científica voltada à melhoria da prestação jurisdicional. A cerimônia de outorga da comenda aconteceu no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes, anexo à Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, no Aleixo.
Segundo o diretor da Esmam e chanceler do Conselho do Mérito Acadêmico, desembargador João de Jesus Abadala Simões, a homenagem da Esmam é um reconhecimento e uma forma de demonstrar a gratidão pelos serviços que os agraciados prestam, não só à Escola, mas à sociedade como um todo.
“Estou feliz por estar na direção da Escola e poder fazer essa solenidade após tanto tempo em que precisamos ficar isolados, em função da pandemia, que ainda não se extinguiu. Essa é a primeira sessão solene da Esmam após o isolamento, mas estamos tomando todos os cuidados e demonstrando toda a nossa satisfação e respeito com esses professores, mestres e doutores que colocaram grandeza e melhoria no ensino jurídico. A Escola da Magistratura do Amazonas sente-se orgulhosa e agradecida em prestar essa homenagem”, afirmou Simões.
A “Medalha do Mérito Acadêmico” da Esmam foi instituída pela Portaria n.º 002/2012-GAB, de 23 de janeiro de 2012, assinada pelo desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, então diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas. A comenda foi criada com o objetivo de laurear professores, escritores, pesquisadores e aqueles que, de maneira distinta e relevante, contribuírem com o aperfeiçoamento do Direito e da jurisdição.
”A Escola da Magistratura é fundamental para que os jurisdicionados tenham um juiz preparado e qualificado, pronto para atendê-los, e quando a Esmam homenageia uma série de pessoas que contribuíram para que isso acontecesse, vejo isso com muita alegria”, afirmou Flávio Pascarelli, atualmente à frente da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Uma das autoridades a compor a Mesa de Honra da cerimônia foi o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), conselheiro Érico Desterro e Silva. “Eu já fui agraciado com essa medalha, há 10 anos, e reputo de extrema importância esse reconhecimento, e essa área do conhecimento, inclusive especificamente na nossa atuação é extremamente importante para melhorar os nossos quadros e para tornar a nossa atividade cada vez excelente”, disse o conselheiro.
Um dos agraciados com a Medalha na terça-feira, o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região, também comentou a importância da comenda. “É muito importante esse tipo de premiação e reconhecimento por que a escola é um lugar de excelência, onde se formam juízes e servidores. Estou muito feliz e, também, grato e honrado por ter contribuído de alguma maneira para a formação de juízes e servidores. Agradeço penhoradamente ao desembargador João Simões, que indubitavelmente faz um trabalho maravilhoso na direção da Esmam. Aproveito para parabenizá-lo, assim como toda a equipe, pela sua gestão”, afirmou Audaliphal.
A desembargadora Joana Meirelles, subdiretora da Esmam, também participou da cerimônia e falou da alegria em poder prestar o grande reconhecimento ao empenho de tantas pessoas para o crescimento da instituição. “Uma característica muito forte da Escola é reunir professores, especialistas e operadores do direito de diversos segmentos do Direito, permitindo uma visão mais ampla do serviço jurisdicional, e quando estamos concluindo a gestão, nada mais justo do que reconhecer o valor e a contribuição de todos, sem esquecer-se dos servidores e parceiros, sem os quais não seria possível fazer a missão acontecer na prática”, disse a magistrada, recém-eleita para o cargo de vice-presidente do TJAM, para o biênio 2023/2024.
O cardeal da Amazônia e arcebispo metropolitano de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner, um dos agraciados com a “Medalha do Mérito Acadêmico”, disse sentir-se honrado pelo recebimento da comenda. “Eu quero agradecer a honra de receber essa medalha; é um modo de participarmos cada vez mais da sociedade manauara e amazonense, e me inserir na vida da nossa comunidade do Amazonas. Estou muito agradecido”, afirmou o cardeal.
Após receber a “Medalha do Mérito”, o secretário-geral da Esmam, professor e mestre Marcello Philllipe Aguiar Martins, lembrou que a medalha já homenageou diversas autoridades, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski; a ministra do Superior Tribunal Milita Maria Elizabeth Guimarães Rocha, o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão e o promotor de Justiça do Amazonas André Virgílio Belota Seffair. “Mas vejo como de fundamental importância e justiça reconhecer o empenho de servidores e colaboradores no cumprimento da missão da Esmam de promover a capacitação continuada de magistrados do Poder Judiciário estadual, operadores e estudantes de direito”, destacou Martins.
#PraTodosVerem – A foto que ilustra a matéria mostra as autoridades que compuseram a Mesa de Honra da cerimônia realizada pela Esmam. Elas estão vestidas formalmente, usam máscara facial de proteção respiratória, estão todas de pé no palco do auditório, momento em que foi executado o Hino Nacional. O palco está enfeitado com arranjos de flores.
Confira o álbum completo de fotos da solenidade neste link: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720303913706
Ramiro Neto – Núcleo de Divulgação da Esmam
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660