Iniciado na última segunda-feira (26/09) o curso, na modalidade presencial, pretende capacitar, ao menos, um representante de cada unidade judiciária do primeiro grau da Comarca de Manaus.
Com o objetivo de promover a capacitação constante de servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na área de acessibilidade, a Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (EASTJAM) deu início, na última segunda-feira (26), ao “Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras)” direcionado ao público interno da Corte Estadual e realizado na modalide presencial.
O curso terá duração de 20 horas (nível básico) e busca permitir que todas as unidades judiciárias possam estar prontas para atender a pessoas que precisem se expressar por meio de Libras.
Com vagas preenchidas por meio de convocação interna, a capacitação será organizada em três turmas, com 30 participantes cada e contando com a presença de, pelo menos, um servidor ou servidora de cada Vara da comarca de Manaus.
Conforme o coordenador da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (EASTJAM), desembargador Cezar Bandiera, a capacitação foi projetada para favorecer a capacitação do público interno do TJAM para o atendimento às pessoas com deficiência, de acordo com o que indica a Convenção Internacional sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário e cujo documento tem status de Emenda Constitucional.
O diretor da EASTJAM destaca que esta é “ferramenta importantíssima para o atendimento deste preceito constitucional, permitindo, assim, o acesso à Justiça e a adequada prestação jurisdicional ao jurisdicionado com deficiência, ademais de ser um preparo para a vida dos servidores que participarão do curso”, afirmou o desembargador Cezar Bandiera.
Conforme a EASTJAM, o mesmo curso será oferecido para outras duas turmas, com o conteúdo sendo ministrado entre os dias 3 e 7 de outubro, às 14h (horário de Manaus) e entre os dias 17 e 21 de outubro, no mesmo horário.
Curso para comarcas do interior
Buscando ampliar o alcance para os servidores das Comarcas do Interior do Estado, a Escola do Servidor também recomendou aos servidores e servidoras interessados, a inscrição no curso de Libras oferecido pela Escola Nacional da Administração Pública (ENAP).
O curso está disponível no site da instituição (https://www.escolavirtual.gov.br/curso/11) e com inscrições abertas para todos os interessados. O curso não tem limite de vagas e tem disponibilidade permanente.
Agenda da semana
Ainda nesta semana, a agenda de eventos da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor tem outras três ações formativas. Na última segunda-feira (26/09) foi iniciado o “módulo 9” da Formação de Agentes de Segurança Institucional do TJAM com o tema “Condicionamento físico”, ministrado pelo policial militar Edinelson dos Santos.
No dia 28 (quarta-feira) às 9h, na modalidade presencial, está programada a palestra “Os cinco sentidos da vida”, ministrada pelo advogado, ex- juiz e ex-delegado, Samer Agi.
Já no dia 29 (quinta-feira) às 9h, na modalidade online, o Promotor de Justiça Vitor Fonsêca ministrará o “módulo 13” do curso do Grupo de Estudos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos com o tema “Processo no SIDH: efeitos práticos para o processo civil e o controle de convencionalidade”.
As inscrições para todos os cursos da EASTJAM podem ser viabilizadas no seguinte endereço eletrônico: https://bit.ly/InscricoesEventosEastjam. Mais informações podem ser obtidas pelo contato telefônico (92) 2129-6633 ou pelo e-mail: [email protected].
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, o registro fotográfico dos(as) servidores(as) que participaram, na última segunda-feira (26/09), do primeiro dia do Curso de Libras oferecido pela Escola de Aperfeiçoamrnto do Servidor (EASTJAM). No registro fotográfico é possível visualizar a sala onde foi ministrado o curso e os participantes, quase todos, expressando, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a mensagem: “amo você”.
Igor Braga
Foto: Leandro Oliveira (EASTJAM)
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]