Realizada na Comarca de Tabatinga, a ação formativa reuniu servidores locais e das Comarcas de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Atalaia do Norte, municípios localizados no Sudoeste do Amazonas.
A Comarca de Tabatinga (distante 1.107 quilômetros de Manaus) recebeu o primeiro encontro do Programa de Interiorização da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (Eastjam), realizado na última sexta-feira (14/10).
A iniciativa, que tem como objetivo aproximar a escola dos servidores e servidoras que atuam no interior do Estado, reuniu nesta primeira ação a equipe da Comarca de Tabatinga e representantes das Comarcas de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Atalaia do Norte.
Com duração total de 6 horas, a atividade proporcionou, aos cerca de 25 presentes, um espaço de discussão e apresentação de temas como clima motivacional no ambiente de trabalho, estrutura organizacional administrativa, cuidados com a comunicação institucional, atividades formativas, capacitação continuada, o sistema SEI e as ferramentas do Google Workspace.
A abertura foi realizada pelo juiz de Direito Aldrin Henrique Rodrigues, que representou o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Eastjam, no evento. O magistrado destacou em sua fala o ineditismo da ação e encorajou que os presentes aproveitassem ao máximo o espaço de troca de conhecimento que ali estava sendo construído.
A primeira palestra foi feita pela pedagoga Fernanda Calegare que abordou o clima motivacional no ambiente de trabalho; estimulou a participação dos presentes com dinâmicas de grupo que buscaram identificar as potencialidades e os pontos de melhoria na relação entre os participantes; dentre outras atividades.
Em seguida, falando sobre a estrutura administrativa, o comunicólogo da Escola do Servidor, Igor Braga, abordou a organização administrativa do Tribunal do Amazonas, apresentando um panorama sobre os elementos formativos da estrutura e a importância dos servidores conhecê-la para potencializar os recursos da instituição. O jornalista ainda apresentou apontamentos sobre os cuidados com a comunicação dos servidores enquanto fontes de informação para a sociedade.
Trazendo uma abordagem prática, o analista judiciário do TJAM Guilherme Fernandes apresentou as funcionalidades do sistema SEI, utilizado nos processos administrativos do Tribunal. O servidor observou as funções mais utilizadas e deu dicas de gerenciamento de demandas baseada no kanban, método de organização de origem japonesa.
Encerrando a primeira parte da atividade, a pedagoga Mírian Falcão apresentou as atividades da Escola do Servidor mostrando o alcance e as opções de cursos disponíveis para servidores e magistrados. Na oportunidade, os presentes lembraram das dificuldades de acesso à internet no interior, que dificultam a participação em eventos formativos realizados online.
Na parte da tarde, apresentando ferramentas do Google Workspace, sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, o servidor Manrique Maciel Jr. fez um panorama das principais ferramentas, dando ênfase ao gerenciamento por tabelas e automações possíveis.
O juiz auxiliar de 2.ª entrância, Aldrin Henrique Rodrigues, acompanhou a atividade realizada. O magistrado avaliou positivamente a iniciativa da Escola do Servidor. Para ele, potencializar ações presenciais é uma maneira de prestigiar os servidores do interior do Estado que, por muitas vezes, têm suas participações em eventos online prejudicada em função da precariedade nos serviços de telecomunicações na região onde vivem. “Essa é uma oportunidade, inclusive para que possamos reforçar a participação desses servidores nas consultas feitas por meio de formulários enviados anteriormente, para que tenhamos um feedback sobre as demandas locais”, destacou o juiz.
O juiz titular da 1.ª Vara de Tabatinga, Edson Rosas Neto, também considerou o programa de interiorização uma iniciativa importante para aproximar ainda mais os servidores do interior do Estado. “Essas iniciativas são importantes porque aproximam mais o servidor do Tribunal. Muitas vezes, quem está no interior se sente isolado em razão da distância, dos problemas da internet e de comunicação como um todo, entre outras situações”, salientou o juiz.
Diego Roberto, diretor da secretaria da Vara Única de São Paulo de Olivença, que participou da capacitação, destacou a importância de continuidade do projeto para oportunizar a participação de mais servidores e, desta forma, fortalecer a troca de experiência entre os servidores da capital e do interior.
A diretora da secretaria da 1.ª Vara de Tabatinga, Neici Bulcão, considerou que o evento superou as suas expectativas. A servidora disse que não esperava que a programação fosse voltada para uma ação formativa, com debates e dinâmicas. “Para nós, foi ótimo essa iniciativa, de interagir com todos os funcionários, porque no dia a dia, por vezes tão corrido, você acaba se dedicando mais ao trabalho. Achei ótimo a dinâmica”, destacou a diretora.
Próximas Comarcas
O Programa de Interiorização da Eastjam já tem mais quatro encontros previstos. São Gabriel da Cachoeira será no dia 24 de outubro; Coari, 04 de novembro; Parintins, a data definida foi 17 de novembro; e em Manaus, recepcionando os municípios da região metropolitana, 25 de novembro.
#PraTodosVerem: Na foto principal aparece a imagem da abertura do primeiro encontro do Programa de Interiorização da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (Eastjam), com a presença do juiz de Direito Aldrin Henrique Rodrigues, que representou o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Eastjam, e ao seu lado, à direita, o juiz de Direito titular da 1.ª Vara de Tabatinga, Edson Rosas Neto, além dos demais participantes do evento.
Texto e fotos Igor Braga
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660