Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas participa do resgate dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, no Alto Solimões
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas participa do resgate dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, no Alto Solimões

22 de março de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 17 minutos
Por Agência Amazonas

Tabatinga é o primeiro de cinco municípios que recebe a comitiva do Governo para tratar do assunto

FOTO: Mayana Tomaz/SeprorA Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs/AM), deu início, nesta terça-feira (22/03), em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital), a uma agenda de reuniões extraordinárias que vão acontecer em cinco municípios do interior do estado.

O objetivo é iniciar o processo de instalação ou reativação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e debater assuntos relevantes ao desenvolvimento do setor primário no estado.

Três municípios da Calha do Solimões se fizeram presentes por seus conselheiros e secretários municipais de agricultura e produção rural de Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga.

“A partir de agora, faço um compromisso que o Conselho sai do papel e vamos começar a caminhar. Eu me sinto muito feliz com a presença do presidente do Conselho e ter explanado aqui diretrizes. E a liderança dentro do município ganha com isso, os presidentes, a comunidade, e lá na ponta, onde estão nossos agricultores, que realmente vão começar a ser valorizados e vão crescer nesse âmbito, que é o setor primário”, disse o secretário municipal de produção rural de Tabatinga, Aurélio Alves Souza.

Na ocasião, também foram apresentadas as ações e resultados do Programa Alimenta Brasil (PAB), do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), do Programa de Regionalização da merenda escolar (Preme) e as subvenções estaduais, pelos seus respectivos representantes e coordenadores.

“É uma determinação do governador Wilson Lima que possamos manter um diálogo permanente com todos os atores que participam da produção de alimentos no Amazonas. Resgatamos desde o início do Governo o debate de políticas públicas para o setor primário no Cedrs, e estamos participando do resgate dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, começando pelo Alto Solimões, que é uma região importante de tríplice fronteira”, ressaltou o secretário da SEPROR, Petrucio Magalhães Júnior.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Tabatinga, Maria do Carmo, a reativação desse conselho é importante em Tabatinga para o desenvolvimento da agricultura familiar. Com certeza vai gerar muitos frutos, até mesmo porque está se falando de compras de alimentos, está se falando do desenvolvimento da agricultura familiar”, destacou.

A programação das reuniões vai ocorrer também nos municípios de Itacoatiara e Parintins, no mês de abril; Humaitá, no mês de maio; e Tefé, no mês de junho.

Representação

A reunião contou com a presença do presidente do Cedrs e titular da SEPROR, Petrucio Magalhães Júnior; do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Alexandre Araújo; do diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Leandro Góes; do gerando do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) local, Edson Franco; do coordenador do PAB, Tânis Castro, do coordenador do Garantia safra no Amazonas, Heitor Liberato; produtores rurais e representantes de Associações e entidades de classe:

CDMRS

Os conselhos municipais têm como atribuição descobrir os potenciais de desenvolvimento rural e indicar estratégias e alternativas para melhoria das condições de vida de populações rurais, por meio da elaboração e implementação dos Planos de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Tags:Atalaia do NorteBenjamin ConstantGoverno do AmazonasHumaitáitacoatiaraparintinsTabatingatefe
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Pleapo e conselhos estaduais aprovam subcomissão e definem execução com orçamento garantido para 2026 no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Mute intensifica fiscalização nas unidades prisionais do Amazonas em 25/11 com vistoria no CDPM 2

Por administrador
Governo do Amazonas

Gincana da Melhor Idade reúne idosos do Ceci Aparecida em atividades físicas e sociais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento

Por administrador
Governo do Amazonas

Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Arapaima Ativo da Escola Estadual José Mota disputa final nacional do Solve For Tomorrow com biofiltro de pirarucu transformando resíduos em água potável

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 144 vagas de emprego com atendimento e distribuição de senhas das 8h às 14h nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Recital de violão da RSCA Guitar Class reúne jovens músicos no Palácio Rio Negro nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Hemoam lança Hemodoador para doadores consultarem exames, emitir declarações e agendar

Por administrador
Governo do Amazonas

Representantes ibero-americanos definem plano coletivo para eliminar transmissão materno-infantil da doença de Chagas até 2030

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Ater Digital do Idam conclui oficina final com indígenas de Açaituba em Santa Isabel do Rio Negro

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?