Magistrado pediu aposentadoria voluntária, depois de 40 anos de carreira.
Na sessão desta terça-feira (29/11), o Tribunal de Justiça do Amazonas aprovou a aposentadoria voluntária do desembargador João Mauro Bessa, não sem antes os membros do colegiado manifestarem-se homenageando-o por sua atuação profissional e lembrar da amizade nas últimas décadas.
Ao anunciar o pedido de aposentadoria do magistrado, o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, disse que esse era um momento de nostalgia, que estava triste com a saída do desembargador Mauro Bessa, mas destacou a alegria do colega por sua aposentadoria. “Sentiremos a falta de Vossa Excelência, até pelas discussões acaloradas, mas de muito respeito”, disse, lembrando das apreciações de assuntos em processos do colegiado.
Em seguida, os outros membros da Corte fizeram sua homenagem ao colega. A desembargadora Socorro Guedes disse que o desembargador Mauro sempre dignificou a Corte, que sai da instituição depois de uma jurisdição de mais de 40 anos, e que sempre honrou a toga. A desembargadora recordou da sua atuação na Justiça Eleitoral, de 2014 a 2016, quando comprovou a seriedade e o compromisso que sempre prestou na jurisdição. “Parabéns na sua trajetória de vida, desejo vida longa e felicidade”, saudou a magistrada.
Depois, a vice-presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo também desejou-lhe felicidade, junto de sua família; o desembargador Paulo Lima também lembrou o semblante de felicidade do colega com a aposentadoria e falou de como foi ético, justo e compromissado com a magistratura, reunindo os melhores predicados.
Outros membros que conhecem o desembargador Mauro desde que atuavam na advocacia e depois de trabalhar com ele na magistratura também ressaltaram sua conduta, como os desembargadores João Simões, Domingos Chalub e Délcio Santos. E os integrantes mais novos do plenário, como Onilza Gerth, Mirza Cunha e Vânia Marinho também destacaram sua admiração e o aprendizado que tiveram com o colega. Os desembargadores Cláudio Roessing, Carla Reis, Nélia Caminha, Hamilton Saraiva, Jomar Fernandes e Elci Simões também se pronunciaram lembrando da atuação e desejando felicidades ao desembargador.
“Também eu gostaria de prestar minhas homenagens ao eminente desembargador João Mauro Bessa por sua incansável atuação durante todo o caminho que percorreu na magistratura do Amazonas, sempre com grande competência, dedicação, destemido exercício de suas funções judicantes, em especial neste órgão em que estamos aqui, no plenário, no qual sempre buscou pela mais adequada e mais escorreita aplicação da justiça. Muito obrigado, desembargador João Mauro Bessa, e seja feliz nessa nova caminhada que se aproxima em sua vida”, declarou o desembargador Hamilton Saraiva.
Após as manifestações, o homenageado cumprimentou os presentes, agradecendo as palavras dos magistrados na data em que encerra suas atividades no Tribunal. O desembargador agradeceu aos juízes de 1.º e 2.º Graus, os servidores (incluindo os do Tribunal Regional Eleitoral), pelo tratamento que sempre recebeu.
“Não poderia deixar de agradecer, comovido, votos de gratidão aos meus estimados servidores e amigos de meu gabinete, onde durante cerca de 14 anos me deram não só o apoio necessário ao fiel desempenho das funções judicantes, mas também com manifestações de provas de amizade, carinho e lealdade”, disse o desembargador Mauro Bessa, afirmando que deixa a instituição com gratidão pelo apreço recebido e convicto de que ao longo de 40 anos fez tudo para contribuir para a boa aplicação da atividade jurisdicional e o engrandecimento do Poder Judiciário estadual.
Ao final, o presidente Flávio Pascarelli agradeceu mais uma vez, dizendo ao colega: “Vossa Excelência está indo levando o que de melhor um homem público pode levar: a admiração dos colegas, dos magistrados e dos jurisdicionados”. Após, submeteu o processo à apreciação, que foi aprovado por unanimidade.
Patrícia Ruon Stachon
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660