Ministro Dias Toffoli
O presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, participou do evento que começou na quarta-feira.
Terminou nesta sexta-feira (26/08) o “3.º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre)”, realizado no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em Goiânia. As atividades, que contaram com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, foram conduzidas pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, e pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, anfitrião do encontro. A solenidade de encerramento contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e do ex-conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
Durante os três dias de evento, os dirigentes dos tribunais dos 26 Estados e do Distrito Federal, como também as juízas e os juízes auxiliares das presidências, participaram de palestras e painéis com temas que vão ao encontro dos objetivos do Colegiado e também tiveram oportunidade de assistir a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e futuro Corregedor Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, que abordou a autonomia administrativa e financeira dos Tribunais e o poder de controle do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, os temas abordados no evento e a troca de experiências entre os representantes dos tribunais participantes, foram importantes para a busca de uma melhor prestação jurisdicional. “Com muito prazer retorno a Goiânia, uma cidade em que, na década de 1990, pude lecionar e ainda mais com uma receptividade como essa, que é uma das melhores que já tive. Levo daqui a melhor impressão do Tribunal, dos magistrados e do povo goiano”, afirmou Pascarelli.
O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador José Cruz Macedo, falou da satisfação em estar em Goiás para um evento tão importante para a Justiça dos estados. “Nós, que somos do Centro-Oeste e fazemos parte de Goiás, nos sentimos em casa. Aqui, em Goiás, a receptividade é maravilhosa. O desembargador Carlos França faz um trabalho excepcional e fico muito orgulhoso da gestão que ele vem fazendo à frente do TJGO. A Justiça goiana tem sido muito presente e atuado com muita celeridade. Além disso, o fato de sermos vizinhos é uma alegria muito grande. Goiás está de parabéns”, disse.
O segundo maior tribunal de justiça do País, com 297 comarcas, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), é presidido pelo desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que participa pela primeira vez do encontro. Ele afirmou que o momento é a oportunidade de congregação de todos os presidentes dos demais tribunais do país. Os desafios, segundo ele, são comuns, mas as soluções compartilhadas e feitas por várias mãos são melhores. “Estou muito feliz de participar desse momento e nessa cidade alegre e muito acolhedora que é Goiânia. Eu achei o TJGO um espetáculo, o Plenário é o mais bonito que eu já vi até hoje. É um tribunal moderno e avançado”, ressaltou.
De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), desembargador Saulo Henrique de Sá e Benevides, esse encontro é o momento de discutir vários aspectos de matérias importantes relacionadas às organizações dos tribunais e as políticas que poderão ser empreendidas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das Cortes de Justiça com o objetivo de agilizar a prestação jurisdicional e aperfeiçoar a prestação jurisdicional. “Quero parabenizar a Corte goiana, em nome do presidente Carlos França, pela organização do evento e pela forma como nos recebeu. Tudo transcorreu na maior perfeição. Goiás é um estado tão importante e tem uma potencialidade grande na economia e na cultura do Brasil”, salientou.
Pela primeira vez na capital de Goiás, a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) em 148 anos, ressaltou a acolhida do Tribunal de Justiça de Goiás. “Discutimos assuntos no nosso dia a dia, buscamos aqui inovação e troca de experiências, que foi riquíssima. E o melhor, estamos juntos porque juntos somos mais fortes”, destacou a desembargadora gaúcha.
Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Ricardo Mair Anafe, que fez questão de participar do terceiro dia do evento, o encontro, para ele, “é o momento em quem possamos conhecer de fato as peculiaridades de cada estado e nós aprendemos cada qual com o outro, como aperfeiçoar a prestação jurisdicional, como melhorar administrativamente com a experiência de cada um dos presidentes”. Ele lembrou que o TJSP é o maior tribunal de Justiça do País, são quase 2,8 mil magistrados, 40 mil servidores e 322 comarcas.
#PraTodosVerem – na imagem que ilustra a matéria os presidentes dos TJs do Brasil posam para foto oficial com o ministro Dias Toffoli diante do painel do evento. O desembargador Flávio Pascarelli é o segundo da direita para a esquerda, na fileira de trás.
Com informações e foto da Ascom do TJGO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]