Na localização anterior, na Compensa, por estar mais distante da sede e dos dois maiores fóruns da capital, os motoristas enfrentavam um trânsito muito intenso, refletindo no deslocamento pela cidade.
A nova Central de Transportes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), inaugurada na quarta-feira (19/10), ganhou uma localização estratégica, na Avenida André Araújo, próxima ao edifício Desembargador Arnoldo Péres, sede do Judiciário estadual, e também dos dois Fóruns de Justiça – o Ministro Henoch Reis e o Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcelos – que concentram a maior quantidade de unidade judiciais de Manaus. O novo local vai proporcionar, a partir de agora, uma maior agilidade aos deslocamentos dos veículos institucionais que precisam utilizar a central.
Na inauguração, a Central de Transporte recebeu o nome do ex-servidor da Corte Oswaldo José Barros de Andrade, que chefiou o setor por dez anos e, em 2020, faleceu aos 65 anos em decorrência da covid-19. Os familiares e amigos do senhor Oswaldo estavam presente na homenagem. A filha Laura Andrade, falou em nome da família. Em um discurso emocionado, disse que ficaram felizes e honrados quando souberam da intenção do Tribunal em homenageá-lo. “Ele amava o que fazia. Sempre com muita dedicação e comprometimento, procurava atender a todos e ajudar no que fosse possível”, comentou.
“Agradecemos essa homenagem que o Tribunal está fazendo ao meu pai, reconhecendo o seu trabalho, seu empenho, dedicação, entrega e doação ao trabalho que desenvolvia. A inauguração da Central de Transportes Oswaldo José Barros de Andrade nos deixa orgulhosos de sua trajetória e com ensinamento para fazermos tudo nessa vida com responsabilidade, disciplina, amor, verdade e justiça”, concluiu Laura Andrade. Um dos filhos, Antônio Franco, que está morando fora do Brasil, acompanhou a cerimônia de inauguração por videochamada. A mãe do ex-servidor, com 87 anos, devido à emoção e situação de saúde, não participou, mas receberá a placa de homenagem que foi confeccionada pela Corte e entregue à irmã dele, Cármen Andrade.
O presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, após o descerramento da placa de inauguração, discursou reforçando que se tratava de uma justa homenagem ao ex-servidor e lembrou que a estrutura atual oferece uma maior comodidade aos profissionais do Transporte. “Saímos de uma situação precária para algo muito melhor e mais digno aos profissionais desse setor. Quero agradecer a todos pelo empenho para a inauguração da nova central, especialmente à desembargadora Graça, que tem estado à frente de vários projetos importantes para o Tribunal e, como temos um tempo muito curto de gestão (em razão do mandato de transição, que é de seis meses), ela tem sido incansável para que essas ideias e propostas se concretizem”, observou o presidente, enfatizando também o empenho de toda equipe do Transporte e da Engenharia.
A vice-presidente da Corte, desembargadora Graça Figueiredo, falou que a transferência da Central de Transportes do bairro da Compensa para a Avenida André Araújo era um sonho antigo. “Já tinha essa ideia desde a época em que fui presidente do Tribunal (biênio 2014-2016), mas conseguimos concretizar agora na Presidência do desembargador Pascarelli. O local estava com suas estruturas sem nenhuma utilização e com muito lixo. Conseguimos recuperá-las e a área onde funcionava a central, na Compensa, dará lugar ao novo Fórum de Justiça da zona Oeste – a única região de Manaus onde o Poder Judiciário não possui uma unidade física”, disse a vice-presidente.
“Estamos muito felizes com o resultado. O Governo do Estado cedeu essa área para a nova Central e, a partir do trabalho hercúleo de toda a equipe da Engenharia do Tribunal, dos servidores da central e demais profissionais envolvidos nesse projeto, conseguimos inaugurar um ambiente muito melhor para os profissionais que aqui trabalham e que trará outros benefícios ao Tribunal”, acrescentou a desembargadora Graça.
Ganho de tempo
O diretor da Central de Transportes, Albem Claudino, destacou que a mudança para a André Araújo trará um ganho de tempo significativo para o trabalho dos motoristas, pois evitará um maior percurso nos itinerários. “O ganho será principalmente em relação à parte logística porque, a partir de agora, pela proximidade com a sede e com os fóruns que concentram a maior parte da frota de veículos institucionais, teremos maior agilidade. A antiga central era mais longe e com o trânsito muito intenso, dependendo do horário”, comentou Albem, aproveitando para lembrar do grande homenageado da inauguração.
“Nós agradecemos a Deus por estarmos aqui, nesse momento, principalmente depois de passarmos os anos mais críticos da pandemia de covid-19, quando perdemos amigos e pessoas muito queridas, como é o caso do Oswaldo, que partiu em decorrência desse vírus. Essa nova central é um presente da visão de futuro do presidente Pascarelli e da vice-presidente, desembargadora Graça Figueiredo”, disse Albem.
Além do presidente e da vice-presidente do TJAM, também participaram da solenidade o corregedor-geral de Justiça, desembargador Anselmo Chíxaro; o diretor-geral da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), desembargador Cezar Bandiera; os desembargadores Vânia Marques Marinho, Mirza Telma Cunha, Paulo César Caminha e Lima, João Mauro Bessa e Elci Simões. Também estavam presentes o juiz auxiliar da Vice-Presidência Anésio Rocha; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, George Pestana Vieira; o presidente o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Mário Augusto Marques da Costa; familiares e amigos do homenageado e servidores do TJAM.
Obra
As obras de reforma e reestruturação da nova Central de Transportes Oswaldo José Barros de Andrade foram realizadas durante três meses. De acordo com o setor de Engenharia do TJAM, no local houve a reforma e total recuperação das três unidades existentes, que se transformaram em um espaço para descanso e refeitório dos motoristas; uma área administrativa, com salas para reunião e recepção, além de banheiros; e um espaço que ficará destinado à Assistência Militar e apoio.
Também houve a recuperação da estrutura metálica do espaço que antes funcionava como “posto de gasolina” e, durante as obras, a equipe de engenharia verificou a existência de tanques de combustível, que foram devidamente inutilizados, com o correto tratamento para eliminação de riscos.
Foram criadas vagas de estacionamento para atender a demanda da Central e, ainda conforme o setor de Engenharia, foi feito um sistema totalmente novo de drenagem, com galerias e manilhas, além da ambientação paisagística do local.
A equipe da Engenharia também realizou o replantio dos coqueiros que estavam na Central da Compensa e que haviam sido plantados pelo senhor Oswaldo.
Veja mais fotos da inauguração no link https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720303010480/with/52440217195/.
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o momento do descerramento da placa de inauguração da nova Central de Transportes Oswaldo José Barros de Andrade pelo presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli (à direita); na foto também aparecem à direita o corregedor-geral de Justiça, desembargador Anselmo Chíxaro e os desembargadores Paulo César Caminha e Lima e Elci Simões, e à esquerda da foto os desembargadores João Mauro Bessa, Vânia Marques Marinho e Mirza Telma Cunha, além de demais servidores e familiares do homenageado.
Acyane do Valle
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660