Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Cidades > Nupemec do TJAM realiza curso de capacitação para conciliadores e mediadores na Comarca de Manaquiri
CidadesEducaçãoPolíciaTribunal de Justiça

Nupemec do TJAM realiza curso de capacitação para conciliadores e mediadores na Comarca de Manaquiri

25 de agosto de 2022
Compartilhar
7 Min Lidos
manaquiri11
Compartilhar

O curso contou com a parceria da Prefeitura do Município e aconteceu entre os dias 15 e 18 deste mês.


Nupemec do TJAM – O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de justiça do Amazonas (Nupemec/TJAM), em parceria com a Prefeitura de Manaquiri (distante 65 quilômetros de Manaus), realizou entre 15 e 18 deste mês de agosto um curso de conciliação e Mediação. A atividade foi destinada a servidores que vão atuar nos serviços de conciliação pré-consensual do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) inaugurado no Município no último dia 4 de agosto.

A capacitação aconteceu no auditório da Prefeitura, com a parte prática sendo realizada nas instalaçaões do Cejusc. Entre os instrutores, o juiz de Direito titular da 8.ª Vara de Família da Comarca de Manaus e coordenador do Nupemec/TJAM, Gildo Alves de Carvalho; os servidores da equipe do Cejusc de Manaus Andrea Basílio, Raimundo Ilmar Gadelha Júnior e Siglya Valente e as integrantes da equipe Setor Psicossocial do Cejusc, a psicóloga Munique Therense e a assistente social Carole Baraúna.

De acordo com a juíza titular da Comarca de Manaquiri, Roseane Valle, o curso consistiu em um grande aprendizado para todos os conciliadores e operadores do Direito. “Foram ministradas aulas extraordinárias, em que tivemos a oportunidade de aprender sobre métodos consensuais de conflito, inteligência emocional e, principalmente, experienciar a empatia. Saímos do mundo teórico e colocamos em prática a mediação e resolução de conflitos. Foi um curso incrível que nos ensinou e nos agregou não apenas na vida profissional, mas pessoal”, declarou a magistrada.

A assistente social Carole Baraúna comentou sobre o trabalho desenvolvido pela equipe do Cejusc Manaus no evento em ManaquiriA a proposta é tornar esse Cejusc de Manaquiri um modelo para o interior. “Nosso Cejusc de Manaus é o único do Brasil que conta com uma equipe psicossocial. A ideia é que possamos contar com essa equipe lá. A capacitação durou cinco dias e, no primeiro dia, foram convidados a participar da atividade diversas lideranças e de instituições da cidade, além de professores da educação indígena. Conduzimos um momento em que todos puderam falar do trabalho realizado em cada instituição, e fizemos o registro dessas instituições para que possamos depois criar um mapa de recursos do município e devolver esse mapa todo organizado para eles. Os representantes indígenas falaram da sua realidade e as peculiaridades sobretudo da educação indígena e falaram com muito orgulho da construção da primeira escola indígena pelo Município de Manaquiri. Já existiam escolas construídas pela própria comunidade. Foi muito rico esse momento porque conseguimos ouvir a realidade de todas as instituições que formam a REDE socioassistencial e de saúde e de educação da cidade”, explica a assistente social.

“Na sexta nós devolvemos as informações todas organizadas pra eles para que possam, no Cejusc, ser um ponto de captação de demandas livres e encaminhamentos para os locais que tenham competência para atender a população. Também falamos sobre o trabalho especificamente do setor psicossocial no Cejusc de Manaus para que eles possam organizar a construção desse setor no Cejusc de Manaquiri”, completa ela, salientando que os mediadores e conciliadores capacitados durante o curso serão contratados pela Prefeitura de Manaquiri para atuar no Cejusc local.

Prefeitura

Presente ao encerramento do curso, o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, destacou a importância da capacitação de conciliadores e mediadores no âmbito do Judiciário Estadual. “Sabemos que a missão do Nupemec e disseminar a cultura da pacificação pela autocomposição e os métodos consensuais de solução de conflitos pelas estratégias, projetos e programas interdisciplinares, desenvolvendo, aplicando e estudando as ferramentas e linguagem da mediação e da conciliação”, explicou o prefeito.

O que é o Cejusc?

Por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o TJAM implementa a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, pela qual vem ampliando a instalação de unidades do Cejusc no estado.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania é uma unidade judiciária com capacidade de realização de audiências de conciliação e mediação, atendendo pessoas com processos judiciais em andamento na comarca local e cidadãos em geral, em especial, à população tradicional local.

A criação e instalação do Cejusc surge por parceria entre o Poder Judiciário, governos e instituições locais com objetivo de garantir acesso facilitado ao sistema de justiça.

No local, atuam instituições como o Ministério Público do Estado do Amazonas, defensoria pública do Estado do Amazonas, Ordem dos Advogados do Brasil, governos locais, entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos.

As unidades de cada Cejusc funcionam com três setores: processual, pré-processual e de Cidadania. Este último realiza serviços de prestar informação, dar orientação e encaminhamento de usuários à REDE de atendimento.

O setor processual recebe os processos judicializados, faz a triagem dos casos, pauta e realiza as audiências de conciliação ou mediação. Já o setor pré-processual acolhe a demanda espontânea da população, aplica o filtro de necessidades, absorve o que é de competência, pauta e realiza audiências de conciliação ou mediação; havendo acordo, é feita a homologação judicial imediata.

Paulo André Nunes

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

Tags:Estado do AmazonasmanaquiriManausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 lATsvv
AmazonasPolícia

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

Por
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 L7zSDC
AmazonasPolícia

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?