Orientação sobre o uso do SEI
O primeiro e o segundo, de uma série de vídeos, já estão disponível no canal do TJAM no YouTube e no site da Secretaria de Gestão de Pessoas.
Resultado de parceria entre a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) e a Assessoria de Comunicação Social (ACS) teve neste mês de agosto uma campanha interna de divulgação cuja finalidade é estimular o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e, principalmente, orientar sobre o preenchimento dos vários tipos de requerimentos disponíveis no sistema, diminuindo o número de retificações nos processos enviados à Segep e agilizando sua tramitação. Os tutoriais desenvolvidos para a campanha podem ser acessados no canal do TJAM no YouTube ( https://youtu.be/G-h5kWES1II ) na página da Segep no Portal do TJAM ( https://sites.google.com/tjam.jus.br/segep/v%C3%ADdeos) .
A secretária de Gestão de Pessoas do TJAM, Wiulla Inácia Garcia, destaca a importância da campanha voltada para servidores, magistrados e estagiários sobre o uso do SEI. “Temos um número elevado de processos que acabam retornando para o requerente porque não contêm as informações necessárias para a análise e, muitas vezes, porque não são conhecidas as funcionalidades do sistema, como a simples assinatura digital. Esperamos que os tutoriais possam contribuir para que os processos fluam de uma maneira contínua e sem entraves, diminuindo o tempo de tramitação do processo administrativo relacionado”, afirmou a secretária.
Os vídeos produzidos pela Assessoria de Comunicação do Tribunal a partir de demanda da Segep possuem uma nova ferramenta: a audiodescrição. Esse elemento ajuda as pessoas com deficiência visual a compreenderem melhor os conteúdos audiovisuais, traduzindo imagens em palavras. Com a #PraTodosVerem, o TJAM já utilizava o recurso em posts feitos nas redes sociais e também nas matérias jornalísticas publicadas no área de Notícias do Portal do Tribunal, mas esta é a primeira vez que o recurso é inserido nos vídeos produzidos para as campanhas internas.
”O Tribunal tem procurado avançar cada vez mais na utilização das ferramentas inclusivas, em alinhamento com as diretrizes indicadas pelo Conselho Nacional de Justiça. A audiodescrição, como recurso destinado a cumprir a política de inclusão de pessoas com deficiência visual, foi tema de um curso recente promovido pela Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), do qual a equipe da Assessoria de Comunicação Social do TJAM participou a fim de expandir a aplicabilidade desse recurso”, afirmou a diretora de Comunicação Social, jornalista Acyane do Valle.
O primeiro tutorial da campanha aborda o tema: ”Como solicitar seu acesso ao SEI?” ; o segundo aborda o procedimento para requerer férias regulamentares. Em seguida, uma vez por semana, serão disponibilizados vídeos referentes aos demais modelos de requerimentos que devem ser utilizados pelos usuários do sistema, conforme a finalidade/tipo de assunto do pedido. A servidora Ana Paula Nascimento, que integra a equipe da Segep e participou diretamente da elaboração da campanha, frisa que o SEI é uma plataforma importante para todos. ”Quando se diz que o SEI é para todos, é porque ele realmente é. O sistema é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, desde os magistrados até os estagiários, para requerer férias, folgas, licenças médicas e muitas outras situações seja, é um sistema que ajuda o funcionário nessas providência. Essa campanha faz parte dos esforços para que o uso do sistema seja cada vez mais utilizado, em toda a sua potencialidade, para facilitar a vida do requerente e de quem recebe aquele processo para dar andamento”, disse Ana Paula.
Conforme a servidora, que responsável pela elaboração, edição e revisão de requerimentos que são inseridos no SEI, quando tratados pela Segep e suas Divisões, o sistema dispõe, somente na área de gestão de pessoas, de mais de 50 formulários, desenvolvidos especificamente para cada assunto. A campanha procurou trabalhar orientações sobre aqueles formulários que são mais comumente utilizados pelo público-alvo (magistrados, servidores e estagiários).
Sistema Eletrônico de Informações
O SEI passou a fazer parte do TJAM em abril de 2021 – em substituição ao sistema de Controle de Processos Administrativos (CPA) – é uma ferramenta voltada para a produção e gestão de documentos e processos. Por meio do SEI, é possível criar um processo, inserir e criar documentos, assinar eletronicamente, além de outras funcionalidades que facilitam os procedimentos administrativos.
A Segep disponibiliza, via SEI, requerimentos próprios para diversos assuntos como: requerimento de férias; requerimento de alteração, interrupção, resguardo de férias; requerimento de folga eleitoral; conversão em pecúnia; abono de falta; justificativa por ausência de registro de ponto atraso ou saídas antecipadas; solicitação de aposentadoria, dentre outros.
Confira o Episódio 1 e o Episódio 2 nos links abaixo ou acesse a página da Segep no Portal do TJAM:
#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra detalhe das mãos de uma pessoa utilizando um notebook que está conecatdo à página da Segep no Portal do TJAM, onde é possível acompanhar os episódios do projeto que tem a finalidade de estimular o uso do SEI e orientar sobre a aplicação dos formulários corretos nos pedidos mais comuns feitos na área de gestão de pessoas.
Amanda Bulcão
Foto: Chico Batata / 17/08/2022
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]