O endereço sediou o Cemej11 desde a instalação, em dezembro de 2008, mas precisou passar por uma grande reforma.
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR)inaugurou as novas instalações do Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Cemej11), na Rua Barroso, n° 111, Centro de Manaus. A presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, e o diretor do Cemej11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes descerraram a placa do novo prédio.
Em discurso, a presidente do Regionalcitou o resgate, a preservação e o restauro como principais ferramentas para despertar a memória e guardar a história. Ela destacou também oobjetivo do Centro de Memória do TRT-11. “Além de reconstituir e consolidar a memória institucional do Tribunal, o Cemej presta um tributo a todos que atuaram e atuam em nossa instituição, evocando em nós lembranças do que hoje está ausente: pessoas, suas histórias, seus dramas e alegrias, seu trabalho, e é justamente isso que torna este espaço tão especial e caro a todos que fazem parte doTribunal e a sociedade em geral”, declarou.
O diretor do Cemej11 explicou que o espaço irá abrigar o Museu da Justiça do Trabalho da 11ª Região, com peças que fazem parte da memória do TRT-11. Além da área da exposição, o prédio também receberá todo o acervo processual permanentedo Regional, disponibilizado para o público interessado. “A localização do Cemej é excelente, pois o centro é onde nasce a cidade de Manaus, com toda sua história e prédios antigos. Nosso espaço será muito bem visitado pelos que pretendem conhecer um pouco da história da JT da 11ª Região”, afirmou.
Também estiveram presentes à inauguração do novo prédio do Cemej11: os desembargadores Márcia Nunes da Silva Bessa, Audaliphal Hildebrando da Silva, e Joicilene Jerônimo Portela; os juízes do trabalho Maria de Lourdes Guedes Montenegro e Mauro Augusto Ponce de Leão Braga; diretores e servidores do TRT-11.
Sobre o Cemej11
O Centro de Memória do TRT11 foi criado em março de 2008, através da Resolução Administrativa nº 067/2008. Entre outubro e dezembro daquele ano efetivou-se a primeira ação voltada à sua futura instalação: a seleção e transferência de documentos que comporiam seu acervo permanente, que passou a ser armazenado no prédio anexo da rua Barroso- Centro. A primeira inauguração ocorreu em 1º de dezembro de 2010 pela presidente do TRT11 na época, desembargadora Luíza Maria de Pompei Falabella Veiga.
Desde a sua criação, objetivo do Cemej11 é preservar o acervo documental e fotográfico permitindo a pesquisa e o conhecimento da trajetória da Justiça do Trabalho na Região Amazônica. O Centro de Memória possibilita, ainda, permanente atividade de pesquisa e guarda da história institucional e a divulgação do seu acervo, através de medidas que estimulem a pesquisa, o estudo e a visita de todos os seus componentes.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda
Fotos: Roumen Koynov
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte