Evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas aconteceu na tarde de segunda-feira.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, participou na segunda-feira (12/12) da Sessão Solene de Diplomação dos Candidatos Eleitos no Pleito de 2022. A cerimônia, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), aconteceu no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, no Aleixo, sob a condução do presidente do TRE/AM, desembargador Jorge Manoel Lopes Lins.
Foram diplomados o governador Wilson Lima – reeleito para um segundo mandato -, o vice-governador Tadeu de Souza, bem como deputados federais e estaduais escolhidos nas Eleições Gerais 2022, realizada em outubro deste ano. O senador reeleito Omar Aziz e o deputado federal Alberto Neto, também conduzido a um segundo mandato – não compareceram à solenidade.
O pleno da Corte Eleitoral foi composto pela vice-presidente e corregedora do TRE/AM, desembargadora Carla Reis; pela procuradora do Estado, Catarina Carvalho; pelo secretário judiciário do TRE/AM, Almir Lopes da Silva; pelos desembargadores eleitorais Victor Liuzzi; Marcelo Pires Soares; Marcelo da Costa Vieira; Fabrício Frota Marques e Kon Tsih Wang.
Desejando boa sorte aos eleitos, o presidente do TRE/AM, desembargador Jorge Lins, ressaltou que a solenidade de diplomação encerra mais um ciclo eleitoral e registrou “o mais profundo agradecimento a todos os profissionais que, em maior ou menor grau, participaram da realização dessas eleições”. Ele ressaltou a participação de mais de 27 mil mesários e mesárias “que cumpriram com primazia as funções a eles atribuídas em mais de 7.900 sessões eleitorais”.
Jorge Lins destacou, ainda, o trabalho dos magistrados, promotores e servidores do Tribunal na prestação jurisdicional e na organização do pleito. “Em 2022, novas dificuldades foram impostas à Justiça Eleitoral e o caminho percorrido para chegarmos até o presente momento não foi fácil”, afirmou o desembargador. Conforme o presidente do TRE/AM, a grandeza do Amazonas, caracterizada pelas suas proporções continentais, gera inúmeros desafios à realização de eleições. Distribuídas pelos 62 municípios, encontram-se diversas sessões eleitorais de difícil acesso, cujas localidades impõem esforços logísticos descomunais, garantindo à população dessas regiões “o mais nobre dos direitos democráticos, que é o direito ao voto”.
Aos diplomados, Jorge Lins desejou sabedoria para enfrentar as dificuldades que enfrentarão no exercício dos seus cargos. “Lembrem-se não somente dos eleitores que confiaram no mandato, mas também daqueles que votaram em seus opositores”.
Reeleito para seu segundo mandato, o governador Wilson Lima parabenizou o presidente da Corte eleitoral pelo trabalho desempenhado, junto com todos os desembargadores, juízes, procuradores e demais servidores que fazem parte da Justiça Eleitoral.
A mesa de honra do evento foi composta também pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), Roberto Cidade; pela promotora de Justiça secretária do Ministério Público do Estado (MPE/AM), Lilian Stone; pelo deputado federal Átila Lins; pelo prefeito de Manaus, David Almeida; pelo vereador Diego Afonso representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM); pela conselheira e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Yara Lins; pelo defensor público-geral Ricardo Paiva; pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Jean Cleuter Mendonça e; pelo padre Danival de Oliveira Lopes, que representou o cardeal da Amazônia e arcebispo metropolitano de Manaus, dom Leonardo Steiner.
#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra as autoridades, entre elas o pres. do TJAM, Des. Flávio Pascarelli (o segundo da direita para a esquerda) que compuseram a Mesa de Honra da sessão de diplomação dos candidatos eleitos neste ano. Eles estão de pé, acompanhando a execução do Hino Nacional. O presidente do TRE/AM, des. Jorge Lins e a vice-presidente da Corte Eleitoral, des.ª Carla Reis (ao centro da mesa), estão vestidos com a toga de magistrado. Na parede, por trás deles, vê-se o brasão do Tribunal de Justiça do Amazonas, que enfeita o palco do auditório onde ocorreu a cerimônia.
Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660