O desembargador Flávio Pascarelli recebeu, em seu gabinete, o defensor público-geral Ricardo Paiva.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, recebeu na manhã desta segunda-feira (11/7), o defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Paiva, que apresentou o projeto do órgão voltado à interiorização dos serviços da DPE/AM. A intenção foi também de verificar de que forma poderia construir parcerias para fortalecer o acesso à Justiça na capital e no interior do Estado. “Queremos alinhar os trabalhos e demais atividades que possam assegurar o pleno acesso à Justiça pela população que bate à porta do Judiciário e da Defensoria em busca de uma solução para seus conflitos e demandas”, comentou Paiva.
Recentemente, a Defensoria Pública do Amazonas inaugurou em Manacapuru, município distante 84 quilômetros de Manaus, o Polo Rio Negro-Solimões, a primeira unidade do órgão, construída com recursos próprios e que funciona nas proximidades do Fórum de Justiça Dr. Giovanni Figliuolo, localizado na rua Almirante Tamandaré, no bairro Aparecida. A partir da implantação dessa unidade, os serviços da instituição estão ao alcance de 48 municípios.
“Na sede de Manacapuru, inaugurada em 13 de maio deste ano, sendo a primeira unidade própria, construída com recursos da Defensoria, temos cinco defensores públicos e uma equipe multidisciplinar para fazer o atendimento à população. Agora estamos com obras nos municípios de Coari e Maués e queremos construir parcerias. E a ideia de virmos ao Tribunal de Justiça é fortalecer a relação institucional e alinhar os projetos do Judiciário para os próximos seis meses para que possamos caminhar lado a lado”, enfatizou Ricardo Paiva.
O novo presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, considerou muito positivo o projeto de interiorização, comentando que a justiça só pode ser feita com todos os órgãos do sistema de justiça atuando na garantia dos direitos do cidadão e da sociedade como um todo.
Participaram da reunião o diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam), Rafael Barbosa, e o juiz auxiliar da Presidência Cássio André Borges.
Após o encontro, o defensor público-geral disse: “o desembargador Pascarelli sempre foi um amigo da Defensoria Pública. Em todas as gestões dele, foi um profundo incentivador da Defensoria, compreendendo o nosso papel e que o órgão consegue dar uma voz às pessoas invisibilizadas. O acesso à justiça plena acontece com uma Defensoria Pública forte”, completou.
#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra o presidente do TJAM, des. Flávio Pascarelli (ao centro) durante o encontro com o defensor público-geral Ricardo Paiva (de terno, à esquerda) e o defensor público Rafael Barbosa, além do juiz Cássio Borges (à direita), na sede do TJAM.
Acyane do Valle
Fotos: Chico Batata | TJAM