Comitê Estadual de Saúde do Amazonas, que é coordenado pela juíza de Direito, Etelvina Lobo Braga, disponibilizou mais 150 testes para testagem contra o vírus, somando-se aos cerca de 1000 adquiridos recentemente.
Servidores, magistrados, terceirizados ou estagiários do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ganharam um reforço a mais para realizar testes contra a Covid em qualquer um dos cinco fóruns espalhados pela capital. É que o Comitê Estadual de Saúde do Amazonas, que é coordenado pela juíza de Direito, Etelvina Lobo Braga, disponibilizou mais 150 testes para testagem contra o vírus, somando-se aos cerca de 1000 adquiridos recentemente e totalizando em torno de 1.150.
As testagens podem ser realizadas no horário de 8h às 14h e não está mais sendo exigida, do colaborador, a solicitação de teste assinada por um médico, bastando a pessoa que apresentar sintomas respiratórios, ou for comunicante de uma pessoa com covid (cônjuge, filho ou pessoa que mora na mesma casa de alguém que está com o vírus e teve contato com o mesmo), se apresentar ao local que o teste será realizado.
“Chegaram mais 150 testes que foram conseguidos através da doutora Etelvina Lobo Braga, que é a coordenadora do Comitê Estadual de Saúde. Ela conseguiu para os servidores, magistrados, terceirizados do Judiciário para que façam a utilização dos testes nesse período em que houve um grande aumento no número de casos”, explicou a médica Ana Cyra Saunders Fernandes Coelho, que é a diretora da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (Sesis).
Segundo a médica, como atualmente há uma grande quantidade de testes disponibilizados, os testes estão sendo realizados em todos os fóruns da capital onde há setores médicos, que são responsáveis pela realização dos testes, a saber: o setor médico do anexo administrativo da sede do Poder Judiciário, Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes; no ambulatório médico do Fórum Ministro Henoch Reis; e nos ambulatórios dos fóruns Lúcio Fontes, Azarias Menescal e Mário Verçosa.
Ana Cyra Saunders frisa que a realização do teste é uma maior segurança para o servidor porquê, atualmente, essa cepa da covid é uma que acomete mais com sintomas respiratórios, às vezes com uma simples dor de garganta, uma simples coriza, ou uma tosse e que confunde muito e gera diagnóstico diferencial com os sintomas de uma gripe comum.
“Fazer o teste consiste em uma maior segurança para o servidor. E reforçamos que caso qualquer sintoma gripal, em qualquer servidor, estagiário, terceirizado ou magistrado, eles podem se dirigir aos fóruns com ambulatório médico que não estamos restringindo testes. Têm à vontade e dá pra fazer em todos. É pra resguardar e dar mais segurança e saúde aos outros servidores”, salienta a diretora Ana Cyra sobre a importância dos testes.
Magistrada
Em tempos de enfrentamento ao covid-19, é imperioso adotar medidas de prevenção e promoção à saúde, a fim de conter a incidência da doença, destaca a magistrada Etelvina Lobo Braga, coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas.
“Nessa senda, o Comitê Estadual de Saúde com vistas a promover a saúde e um ambiente seguro de trabalho aos magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do Tribunal do Justiça do Amazonas, tem empregado seus esforços em ações que visem garantir a proteção e a promoção a saúde do público interno. Nesse contexto, a Presidência do Tribunal de Justiça e o Comitê Estadual de Saúde renovaram o estoque de testes de verificação de covid-19, a fim de garantir a contenção de transmissão da doença, uma vez que a propagação pode ser evitada com o diagnóstico precoce do acometimento da doença. É remédio salutar ao público interno do órgão a conscientização de adotar medidas de segurança para a prevenção da doença”, ressaltou a juíza.
#PraTodosVerem: Imagem traz a arte referente à campanha interna de combate e prevenção à covid-19 do Tribunal de Justiça, nas cores azul e branca, trazendo em destaque uma máscara na cor azul-clara.
Paulo André Nunes
Arte: Everson Santiago
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]