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Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Segep avança no processo de gestão de competências, em fase de implantação pelo TJAM
Tribunal de Justiça

Segep avança no processo de gestão de competências, em fase de implantação pelo TJAM

administrador
Última atualização: 26 de janeiro de 2022 14:21
Por administrador
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5 Min Lidos
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Oficinas realizadas nesta semana objetivaram a definição de sete tópicos que deverão fundamentar o mapeamento das competências pessoais dos servidores. Esses tópicos ainda passarão por votação, devendo chegar ao número de cinco.


 

Duas oficinas por videoconferência foram realizadas na última segunda-feira (24/01) como parte das várias etapas do processo de Gestão por Competências, organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Amazonas (Segep//TJAM). As oficinas ocorreram em dois horários (das 10h às 11h e das 13h às 14h) e visaram à definição de sete competências organizacionais na instituição, que irão fundamentar o mapeamento das competências pessoais dos servidores.

A partir das sete competências selecionadas será realizada votação, pela intranet, para a escolha de cinco competências organizacionais, que serão avaliadas por todos. Dando sequência ao mapeamento dos postos de trabalho das unidades judiciais e administrativas, serão marcadas reuniões com os gestores, por área de atuação, e, posteriormente, ocorrerá a validação dos postos já descritos.

E em relação ao mapeamento de competências pessoais, serão organizadas oficinas com os servidores por áreas de atuação e depois será feita a validação das competências pessoais. “Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e aptidões e comportamentos que resulta da combinação de três eixos: pessoa, formação e experiência. A competência é saber como mobilizar, integrar. É algo que não é novo e que está sendo gerado há algum tempo e estou feliz de darmos esse pontapé inicial no Tribunal de Justiça”, disse a secretária de Gestão de Pessoas do TJAM, Wiulla Garcia Alves, frisando que “não se faz gestão de competências sem envolver toda a instituição”.

Ressaltando a importância da etapa relativa às oficinas, o secretário-geral de Administração do Tribunal, Chrystiano Lima e Silva, destacou que esse mapeamento é algo de que já se necessitava há muitos anos e que vinha sendo conversado em reuniões anteriores, mas ainda não operacionalizado. “Depois da mudança da estruturação da Segep, abrimos caminhos e pavimentamos a estrada para fazer isso. Iniciamos no passado algumas etapas e essa é mais uma do processo de mapeamento de competências. Agora vamos definir as competências a serem avaliadas pela Secretaria de Gestão de Pessoas”, destacou o secretário-geral de Administração.

Implementação

O TJAM já desenvolveu ações ligadas à gestão por competências, inicialmente com a descrição dos cargos efetivos e suas especificidades, que será revisado; um “Encontro de Gestão de Pessoas” realizado em 2019, e o início do mapeamento de postos de trabalho e entrevistas de admissão por competência, a partir de 2021.

Trata-se de uma sistematização do desenvolvimento de pessoas e da instituição, envolvendo aspectos como a manutenção de talentos; a transparência das relações interpessoais; a melhoria na eficiência dos resultados pessoais e organizacionais e a Justiça nas políticas de gestão de pessoas.

A fase de descrição das competências organizacionais que nortearão os trabalhos de gestão por competência no TJAM já está concluída e foi elaborada a partir dos documentos institucionais e do Planejamento Estratégico, conforme o “Guia de Gestão por Competências no Poder Judiciário”, do Conselho Nacional de Justiça.

 

Confira as sete competências definidas nas oficinas realizadas nesta semana:

Gestão de Mudanças e Inovação: Gerenciar as mudanças e estabelecer novos modos de trabalhar por meio de soluções inovadoras, alinhadas aos objetivos estratégicos do Judiciário;

Desenvolvimento e melhoria contínua: Realizar continuamente aperfeiçoamento de processos, pessoas e serviços, conforme as normas do judiciário e as necessidades contemporâneas;

Foco em resultados: Implementar e sistematizar ações para o alcance dos objetivos institucionais, pelo cumprimento de indicadores, atividades e metas dentro de prazos estabelecidos;

Comunicação: Estabelecer e renovar sistematicamente meios de comunicação variados, para garantir a compreensão clara sobre os serviços, o entendimento interinstitucional e interpessoal.

Foco no cidadão: Orientar e facilitar o acesso dos(as) cidadãos(ãs) ao serviços oferecidos, fortalecendo o relacionamento com a sociedade.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Implantar ações responsáveis de uso dos bens públicos, dos recursos naturais e institucionais, promovendo a consciência ambiental, econômica e social.

Agilidade na prestação dos serviços: Criar e implantar métodos ágeis de trabalho, que aperfeiçoem os serviços continuamente, sem descuidar da qualidade.

 

 

 

Paulo André Nunes

Foto: Raphael Alves

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Telefones | (92) 2129-6771
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