Encontros serão por videoconferência, para escolha de sete competências organizacionais dentre as já descritas na instituição.
A Secretaria de Gestão de Pessoas realizará a partir da próxima semana várias etapas do processo de gestão por competências no Tribunal de Justiça do Amazonas.
Primeiro, em relação à definição das competências organizacionais na instituição, serão feitas oficinas para definição de áreas específicas, a fim de auxiliar no mapeamento das competências pessoais dos servidores.
Estas oficinas ocorrerão na próxima segunda-feira (24/01), em dois horários (das 10h às 11h e das 13h às 14h), por videoconferência, cujo link será disponibilizado aos participantes de cada unidade convidada, conforme o horário escolhido.
Após as reuniões, será feita votação pela intranet dentre sete tópicos identificados, para a escolha de cinco competências organizacionais.
Dando sequência ao mapeamento dos postos de trabalho das unidades judiciais e administrativas, serão marcadas reuniões com os gestores, por área de atuação; e posteriormente ocorrerá a validação dos postos já descritos.
E em relação ao mapeamento de competências pessoais, serão organizadas oficinas com os servidores por áreas de atuação; e depois será feita a validação das competências pessoais.
Implementação
O TJAM já desenvolveu ações ligadas à gestão por competências, inicialmente com a descrição dos cargos efetivos e suas especificidades; um “Encontro de Gestão de Pessoas”; e o início do mapeamento de postos de trabalho e entrevistas de admissão por competência.
Trata-se de uma sistematização do desenvolvimento de pessoas e da instituição, envolvendo aspectos como a manutenção de talentos, a transparência das relações interpessoais, a melhoria na eficiência dos resultados pessoais e organizacionais e a justiça nas políticas de gestão de pessoas.
A fase de descrição das competências organizacionais que nortearão os trabalhos de gestão por competência no TJAM já está concluída e foi elaborada a partir dos documentos institucionais e do Planejamento Estratégico, conforme o “Guia de Gestão por Competências no Poder Judiciário”, do Conselho Nacional de Justiça.
A partir disto, será feita a escolha das sete competências organizacionais nas oficinas do dia 24/01.
Patrícia Ruon Stachon
Foto: reprodução da internet
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]