Software AtoM
Plataforma permitirá o acesso à memória do Tribunal, por meio de seu acervo documental, publicações, atos, memória oral cujo acervo será preservado com garantias de acesso de longo prazo.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está disponibilizando para a sociedade a plataforma de acesso AtoM, a qual está integrada ao Repositório Digital Arquivistico Confiável (RDC-Arq). O AtoM permitirá o acesso à memória do Tribunal, por meio de seu acervo documental, publicações, atos, memória oral cujo acervo será preservado com garantias de acesso de longo prazo, mantendo a sua autenticidade e está alicerçada pela política de gestão da memória recomendada pela Resolução nº 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O acesso às informações na plataforma poderá ser feito por estudantes, pesquisadores e público em geral e inclui o Judiciário amazonense, dentre as instituições atuantes na preservação da história institucional.
“A partir de agora, o TJAM se junta aos tribunais como o TJ do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), TJ de Pernambuco e TJ do Maranhão, como instituição que está trabalhando para promover a difusão de seu acervo institucional, permitindo que relevantes registros estejam acessíveis ao público em geral por meio da internet”, explicou Manoel Pedro de Souza Neto, secretário de Arquivo e Memória Institucional.
O software livre “Access to Memory” (Acesso à Memória), com a sigla “AtoM” foi desenvolvido para ser uma interface de fácil acesso aos documentos arquivísticos, fruto de um projeto colaborativo à comunidade arquivística internacional. É um software gratuito para o gerenciamento das descrições arquivísticas, em conformidade com as normas do Conselho Internacional de Arquivos – CIA (International Council on Archives – ICA) e, mais especificamente, no Brasil, do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ.
“O objetivo é disponibilizar um aplicativo fácil de usar, multilíngue e totalmente baseado na web, permitindo que as instituições possam disponibilizar seus acervos arquivísticos on-line. Atualmente, o TJAM utiliza a versão 2.6 do AtoM”, informou o secretário.
Os usuários podem acessar a plataforma integrada pelo link: https://atom.tjam.jus.br/index.php/tribunal-de-justica-do-estado-do-amazonas
O Archivematica é um aplicativo de código aberto baseado na Web e em padrões que permite à sua instituição preservar o acesso de longo prazo a conteúdo digital confiável, autêntico e seguro. Atualmente o TJAM está usando a versão Archivematica 1.13.0.
Sandra Bezerra
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]