Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Tema que aborda o impacto da pandemia de covid-19 na saúde da mulher e o rastreio do câncer de colo uterino abre programação organizada pelo GT de Participação Feminina do TJAM
Tribunal de Justiça

Tema que aborda o impacto da pandemia de covid-19 na saúde da mulher e o rastreio do câncer de colo uterino abre programação organizada pelo GT de Participação Feminina do TJAM

10 de março de 2022
Compartilhar
8 Min Lidos
Mulher Mirza3
Compartilhar

As palestras ocorrerão todas as quintas, ao longo do mês de março, alusivas ao Dia Internacional da Mulher.


 

Mulher Mirza

Mulher Mirza2Com o tema “O Impacto da Pandemia na Saúde da Mulher e o Rastreio do Câncer de Colo Uterino”, o Grupo de trabalho de Participação Feminina do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) iniciou nesta quinta-feira (10/3) uma série de palestras alusivas ao “Dia Internacional da Mulher”. Durante todo o mês de março, servidores e servidoras, magistrados e magistradas, e outros profissionais do Judiciário amazonense poderão participar desses eventos voltados à temática feminina.

A abertura da programação foi realizada no auditório do Fórum de justiça Euza Maria Naice de Vasconcellos, no bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus, pela coordenadora do GT de Participação Feminina do TJAM, desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, com a presença de várias autoridades convidadas.

A programação começou às 11h com a palestra sendo ministrada pela médica ginecologista Maria Eugênia Catunda. A solenidade, realizada em formato híbrido, foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de justiça do Amazonas no YouTube. Além da desembargadora Mirza Telma e da palestrante Maria Eugênia Catunda, também estiveram presentes o desembargador Délcio Luis Santos; a vice-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM), Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos; a promotora de justiça e secretária-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), Lilian Maria Pires Stone; o secretário-geral de Administração do TJAM, Chrystiano Lima e Silva; a vereadora Yomara Jesuína Lins Rodrigues; a juíza de Direito e tesoureira da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Lídia de Abreu Carvalho; a delegada Juliana Gomes Tuma, titular do 22.º Distrito Integrado de polícia (DIP); a advogada Marlene de Souza Parisotto, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB – Seccional Amazonas; além de juízes e servidores do Poder Judiciário. No final dos trabalhos, houve sorteio de brindes entre os presentes.

Programação

A programação de palestras acontecerá sempre uma vez por semana, às quintas-feiras, no horário de 11h e em unidades judiciárias diferentes.

Na próxima semana, dia 17, a atividade será realizada no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro (2º andar do prédio anexo à sede do Tribunal de justiça), e contará com a participação das médicas Thalita Souza, dermatologista, e Nazaré Costa, psiquiatra.

No dia 24, quem vai falar será Amanda Alcântara, especialista em Medicina do esporte e Emagrecimento, e a advogada e youtuber motivacional Miriã Said, também no auditório do anexo.

A série de palestras do Grupo de trabalho de Participação Feminina do Tribunal de justiça do Amazonas encerrará no dia 31 de março, no Fórum Desembargador Lúcio Fonte de Rezende, localizado na avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona Norte, com a participação da administradora Ângela Bulbol e da médica psiquiatra Alessandra Pereira.

A desembargadora Mirza Telma comentou que a sua expectativa para a série de palestras é muito grande. “Nós tentamos organizar para que fossem realizados em vários fóruns a fim de prestigiar outras unidades do Tribunal”, explicou, acrescentando a atuação do Poder Judiciário neste mês de março. “Não só o Grupo de trabalho está realizando eventos, como também a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar do Tribunal, que tem à frente a desembargadora Graça Figueiredo, está desenvolvendo a 20.ª Semana justiça pela Paz em Casa, com o envolvimento de dezenas de servidores e servidoras, de magistrados e magistradas, além de outros operadores do Direito, trabalhando juntos em prol da mulher”, reforçou.

A magistrada frisou, ainda, a finalidade do Grupo de trabalho de Participação Feminina do TJAM que é acolhimento às mulheres e agregar conhecimento para todas. “O Tribunal de justiça do Amazonas tem contribuído e muito para isso, principalmente com a criação desse Grupo de trabalho para diminuir a desigualdade de gênero”, comentou a magistrada.

Conscientização

Dizendo estar honrada pelo convite, a ginecologista Maria Eugênia Catunda comentou que estava feliz por iniciar a série de palestras do Grupo de trabalho de Participação Feminina do Tribunal de justiça do Amazonas. Ela comentou que a palestra vem como forma de conscientizar não só quem esteve acompanhando o evento presencialmente, mas filhos, netos e mães que estavam assistindo virtualmente.

“O tema sobre o rastreio do câncer de colo uterino é de muita importância e quis passar no contexto em que estamos vivendo, abordando o que aconteceu na nossa região durante este período, sobretudo com as mulheres que não tiveram acesso aos exames. A maioria das mulheres da região Norte, por mais incrível que pareça, ainda não sabe da importância de se fazer os exames ginecológicos anuais. Essa mulher procura normalmente o médico quando sente alguma coisa, mas os exames de prevenção precisam ser realizados antes que apareçam”, disse a ginecologista, que também é servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Importância

A psicóloga clínica Sandra Desideri, que integra a Secretaria Integrada de Serviços de Saúde do Tribunal de justiça, comentou que o evento traz para todos a importância da mulher na atuação em todos os seus papéis: a profissional, a mãe, esposa, a economista doméstica, entre outros.

“O evento enaltece ainda mais todas as possibilidades e os campos de atuação que ela tem, que são múltiplos; é a mulher que é bonita, mas é competente; é inteligente, mas que também sabe ser extremamente afetuosa com todos os seus pares, inclusive os pares de trabalho. E nada melhor do que falar sobre saúde com outra mulher, que cuida das próximas gerações, pois a partir do momento que nós nos cuidamos, estamos dando exemplos e nutrindo gerações cada vez melhores e mais saudáveis”, disse a psicóloga.

A vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Yara Lins dos Santos, parabenizou a desembargadora Mirza Telma Cunha “pelo trabalho excelente que fez no evento, que tem importância muito grande ao levar a informação de prevenção para as mulheres se cuidarem e terem menos problemas de saúde”.

Para a promotora e secretária-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), Lilian Stone, “é muito interessante valorizar o gênero mulher, sobretudo no mês de comemoração è ela, porque muito ainda temos que alcançar em razão da igualdade de gênero, e para que isso aconteça, a exemplo da palestra de hoje, a mulher precisa estar bem de saúde, que é o primeiro passo para que se possa alcançar essa esperada igualdade”.

 

 

 

Texto: Paulo André Nunes
Fotos: Raphael Alves | TJAM

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Tags:Estado do AmazonasManauspoliciaviolenciaviolência doméstica
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?