Produzido pela equipe de estagiários de Psicologia e de Serviço Social do setor, o conteúdo já está com três episódios no ar.
Já está no ar o novo epsidódio do projeto “Podcast Falando de Famílias”, realizado por estagiários de Psicologia e de Serviço Social que atuam no Centro Judiciário de Solução de Conflitos das Varas de Família (Cejusc Familia). Iniciado no ano passado, o projeto aborda temas relativos a famílias em fase de transformação – como nos casos de divórcio, por exemplo – promovendo reflexões sobre os conflitos que podem marcar esse período e esclarecendo dúvidas. Os conteúdos gerados pelos estagiários – que têm a supervisão da equipe Psicossocial do Cejusc Família – estão disponíveis nas plataformas de streaming Spotify e Deezern e, ainda, no link https://linktr.ee/CejuscFamilias, informado na descrição do perfil @falandodefamilias, no Instagram.
Áudios e multimídias, com conteúdo semelhante ao de um programa de rádio, que ficam disponíveis na internet, os podcasts têm ganhado cada vez mais popularidade. “O Conselho Nacional da Justiça tem trabalhado muito o conceito de Justiça 4.0, virtualização de trâmites e serviços para facilitar o acesso da população, então, embasados nisso, começamos a pensar qual tipo de mídia seria acessivel para as pessoas mais carentes, com baixo custo de internet mas que trouxesse informação. Optamos pelo podcast, que é um tipo de mídia que pode circular mais facilmente. É uma forma de ampliar esse acesso, popularizar as questões que se discute, trabalha e traz como reflexão”, explica a psicóloga do Cejusc Família, Munique Therrence.
O “Podcast Falando de Famílias” consiste em dois blocos: discussão do assunto fundamentado teoricamente, com informações científicas sobre o tema tratado; seguida de uma entrevista com especialista. A equipe, formada por 14 estagiários – sete de Psicologia e sete de Serviço Social -, produz os episódios, que são previamente discutidos, roteirizados, gravados e editados ficando prontos para publicação nas plataformas de streaming ou por meio do Instagram.
“Alguns temas como divórcio, guarda-compartilhada, direitos homoafetivos, mudança de gênero, são temas que acabam surgindo em audiências e que trabalhamos em espaços como as Oficinas da Parentalidade, oferecendo mais uma forma de conhecimento para quem é usuário do sistema de justiça. Quem se interessar em saber um pouco mais sobre guarda compartilhada pode ir lá e ouvir o podcast, com a discussão sobre o assunto”, explica um dos produtores e estudante de Psicologia Sander Firmo.
O primeiro episódio foi disponibilizado em novembro de 2021, com foco no tema da “Semana Nacional da Conciliação” e trouxe como entrevistado o titular da 8.ª Vara de Família e coordenador do Cejusc-Familia, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho. O segundo episódio, em dezembro de 2021, foi uma conversa sobre violência de gênero e conciliação, com entrevista da psicóloga Munique Therense e mediação de Caelison Lima e. O terceiro programa, que foi ao ar em fevereiro de 2022, trouxe o tema “Guarda Compartilhada”, abordado pela assistente social Carole Baraúna e pela mediadora do Cejusc Familia Raysa Figueiredo.
O Cejusc Família funciona no 1.º andar do Fórum Cível Euza Naice. Os telefones do setor: (92) 3303-5028 e 3303-5262.
#PraTodosVerem – A foto que ilustra a matéria mostra a equipe de estagiários de Psicologia e de Serviço Social em dia de gravação do “Podcast Falando de Famílias”.
Sandra Bezerra
Foto: Raphael Alves / 30/03/2022
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]