Com tema “Os cinco sentidos da vida”, a palestra foi proferida pelo advogado, escritor e professor Samer Agi.
Reunindo cerca de 350 pessoas entre magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), além de público externo, a palestra “Os cinco sentidos da vida”, proferida na manhã de quarta-feira (28/09) pelo advogado e escritor Samer Agi, marcou o encerramento das atividades, organizadas no âmbito do TJAM, da “Campanha Setembro Amarelo – de valorização da vida e prevenção ao suicídio”.
Realizada no Auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes (Anexo à Sede do TJAM), o evento foi uma parceria entre o Subcomitê de Saúde, Secretária de Serviços Integrados de Saúde (Sesis), Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM).
A solenidade foi aberta pelo desembargador Cezar Bandiera, diretor-geral da Eastjam, que destacou em seu discurso a importância em proporcionar aos servidores o espaço de reflexão acerca de inquietudes que acompanham o homem desde os primórdios, como a existência, abordada na palestra. O magistrado fez referência ao hino do Estado do Amazonas que, em sua visão, carrega um grande ensinamento “ao dizer o poeta: ‘viver é destino dos fortes, nos ensina lutando a floresta’, essa fortaleza necessária para a vida é encontrada por meio da espiritualidade, pelo respeito aos nossos semelhantes no fazer às outras pessoas o que gostaríamos que fizessem a nós mesmos, em outras palavras, no amar.”, completou o desembargador.
A palestra do advogado, escritor e produtor de conteúdo digital Samer Agi trouxe como tema cinco eixos que, segundo ele, são centrais na vida humana. O primeiro, vida espiritual, está ligado à religiosidade e à conexão com o divino; o segundo eixo seria a vida sentimental, esse relacionado com as relações interpessoais afetivas, relacionamento amoroso; o terceiro, à vida financeira, que abrange as questões econômicas e planejamento desse âmbito; o quarto é a vida profissional, eixo ligado ao trabalho, aos projetos de crescimento na carreira e autorrealização com a atuação profissional; o último a ser abordado e mais importante na opinião do palestrante, é a vida familiar, sem o qual não é possível ser feliz sem haver uma realização neste âmbito. Nas próprias palavras de Samer Agi, “a vida familiar é essencial para a autorrealização, você não escolhe a família que nasce, mas é responsável pela que constrói”.
Presente entre os ouvintes da palestra, o desembargador Elci Simões, coordenador do Subcomitê de Saúde, comentou a relevância da iniciativa da Escola, em parceria com os setores de saúde do Tribunal, de promoverem eventos que abordam a saúde mental dos servidores. Ele salientou ainda a seriedade que tem o tema no contexto atual de ritmo acelerado nas demandas profissionais, interpessoais e pessoais.
A desembargadora Mirza Telma, coordenadora do Grupo de Trabalho de Participação Feminina no Poder Judiciário, destacou que o tema tem alta relevância para a sociedade. “Nós temos hoje uma vida sobrecarregada de trabalho, e quando eu falo isso, eu não falo só do servidor do Tribunal, eu falo de todos nós”, destacou desembargador ao lembrar que o evento foi aberto também para o público externo. A desembargadora ainda resgatou o discurso de abertura do desembargador Bandiera que havia destacado o grande número de participantes mulheres na plateia. “A mulher costuma prestar mais atenção, tanto em si própria quanto nos seus, e ela se convence que tem que se cuidar para cuidar dos seus”, o que na opinião da magistrada reflete a grande adesão das servidoras em eventos abordem temas relacionados à saúde física e mental.
Alimentos arrecadados
Como taxa simbólica de inscrição para a palestra realizada na quarta-feira, os participantes foram convidados a fazer a doação de 1kg de alimento não perecível. Foram arrecadados 325 kg de alimentos, entre arroz, feijão, leite em pó, café e outros itens da cesta básica. As doações foram encaminhadas ao Lar de Vitórias, instituição sem fins lucrativos que desde 2014 ajuda no tratamento de crianças e adolescentes com espectro autista, síndrome de Down e paralisia cerebral. Atualmente, mais de 236 crianças são beneficiadas com psicólogo, fisioterapia e fonoaudiólogo. Além das famílias beneficiadas com doações de alimentos.
Para mais informações sobre a instituição, entrar em contato pelo telefone: (92) 98490-7536 ou acessar o perfil no instagram @lardevitorias ( https://www.instagram.com/lardevitorias/)
Agenda repleta
O desembargador Badiera, ao final do evento, destacou ainda que a agenda de cursos da Escola do Servidor segue a programação de eventos repleta de atividades, votadas ao aprimoramento dos servidores e visando à melhoria das condições de trabalho para todos, “porque sem bons servidores, motivados e preparados, não teremos uma boa jurisdição”, afirmou o diretor da Eastjam
Para acessar a lista completa de cursos da Escola do Servidor acesse: https://bit.ly/avaeastjam ou acompanhe a programação pelo perfil da escola no instagram @eastjam_ (https://www.instagram.com/eastjam_/).
Confira mais fotos do evento nesse link:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720302464765
#PraTodosVerem – A foto principal que ilustar a matéria mostra o palestrante Samer Agi diante da numerosa plateia formada por servidores, magistrados e colaboradores do TJAM, além do público externo, para o evento de encerramento da Campanha Setembro Amarelo. Agi, que usa um terno azul marinho, sobre camisa branca e gravata vermelha, caminha no palco enquanto fala ao microfone.
Igor Braga – Eastjam
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]