A Corte Estadual foi representada no evento pelo juiz auxiliar da Presidência, Jorsenildo Dourado do Nascimento.
O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jorsenildo Dourado do Nascimento, representou a Corte Estadual na abertura da “12.ª Reunião Anual da Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês)”, que acontece em Manaus até esta sexta-feira (18), no auditório do Centro de Convenções Vasco Vasques.
O evento, aberto nesta quinta-feira (17/03), conta com a participação de mais de 300 autoridades, lideranças e convidados de dez países. Nela, será lançado o “Manaus Action Plan (MAP)”, uma proposta que vai nortear, para os próximos anos, as ações para preservação ambiental e também o combate à pobreza.
A “12.ª Reunião do GCF Task Force” marca a reativação do Comitê Global de Povos Indígenas e Comunidades Locais, após dois anos de atividades suspensas em razão da pandemia, período em que o referido Comitê está sob a presidência do governador do Amazonas, Wilson Lima. Formado para fortalecer parcerias entre governos subnacionais e líderes de povos indígenas e comunidades locais, o Comitê inclui 17 ONGs, 34 governos e 18 organizações de povos indígenas e é um espaço para abordagem de problemas e soluções relacionados a desmatamento e mudança climática, com garantia dos direitos de povos indígenas e comunidades de base florestal.
“Esse evento é de fundamental importância na medida em que governadores e especialistas do mundo todo estão reunidos aqui, em Manaus, para discutir a relação de equilíbrio entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, criando alternativas econômicas que garantam a redução da pobreza e a preservação ambiental”, comentou o juiz Jorsenildo Dourado.
O magistrado ressaltou a atuação do Poder Judiciário do Amazonas nas questões dessa área que preocupam a humanidade. “Nosso Tribunal tem uma participação muito relevante no desenvolvimento de políticas públicas judiciárias em matéria ambiental. A Vara Ambiental é um exemplo disso, sendo a segunda mais antiga do País – a primeira é a do Mato Grosso. Somos o ‘Tribunal da Amazônia’, que está inserido no contexto central de floresta amazônica, sendo muito importante a nossa participação nesse tipo de evento”, analisou o juiz auxiliar da presidência.
O juiz auxiliar Jorsenildo Dourado do Nascimento é membro colaborador do Observatório Nacional do Meio Ambiente do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nomeado pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.
#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra o momento em que o governador Wilson Lima discursa na abertura “12.ª Reunião Anual da Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas”.
Paulo André Nunes
Foto: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]