Ação organizada pela Comissão de Participação Feminina do TJAM reforça a campanha nacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em alusão ao mês de prevenção do câncer de mama, o Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Comissão de Participação Feminina do Poder Judiciário Estadual, realizará na próxima segunda-feira, 3 de outubro, às 10h30, no Auditório Fórum Euza Maria Naice de Vasconcellos, a abertura oficial da “Campanha Outubro Rosa”.
Voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a programação do evento contará com as palestras dos médicos mastologistas Agnaldo Barroso e Tatiana Valois Barroso; da psicóloga social Rebeca Cardoso de Oliveira, e da assistente social Larissa Feitoza Said.
Além do evento de abertura, o TJAM realizará, ao longo de todo o mês de outubro, ações de conscientização sobre o tema, com compartilhamento de informações que poderão ser acompanhadas por meio de publicações no site e das redes sociais do Tribunal.
Dados
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e por isso precisa de uma atenção maior e um processo de conscientização. No Brasil, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, em razão de diagnósticos tardios, quando o câncer já se encontra em estado avançado, o que dificulta no tratamento. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que, somente em 2020, 66.280 mulheres receberam o diagnóstico da doença no País.
Vale lembrar que homem também precisa fazer o autoexame e caso sinta algum nódulo procurar o médico rapidamente; é baixo o número de casos de câncer de mama no sexo masculino, mas existe e precisa de atenção.
Exame
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Mas nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
O Ministério da Saúde orienta que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.
O exame clínico das mamas é realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações e, se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia, que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
O auto-exame previne a doença?
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!
#PraTodosVerem – o card que ilustra a matéria tem o fundo branco com a logomarca da Comissão de Participação Feminina do TJAM em transparência. Na parte superior esquerda, numa tarja rosa, está escrito “Outubro Rosa” sobre a frase “mês da prevenção contra o câncer de mama”. Na parte central, lado a lado, as fotos dos quatro palestrantes com um pequeno currículo de cada. No canto inferior esquerdo, as informações sobre data, horário e local do evento; no canto inferior direito, as logos do TJAM e da Comissão.
Jéssica Rebello
Arte: Everson Santiago
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]