Participaram do evento, 24 servidores e servidoras que foram apresentados (as) a ferramentas de autoconhecimento para aprimorar a o exercício da liderança.
O Programa de Desenvolvimento de Líderes teve seu segundo encontro realizado na manhã de terça-feira (24/05), no Casarão Cassina, Centro de Manaus, quando 24 servidores e servidoras participaram do módulo sobre autoconhecimento. A iniciativa, coordenada pela Secretária-Geral de Administração (SECGAD), Secretária de Gestão de Pessoas (SEGEP) e a Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (EASTJAM), oferta formação direcionada a servidores e servidoras que atuam em cargos de chefia nas unidades administrativas e judiciais do TJAM.
Ministraram a aula deste segundo encontro, as professoras Sônia Grasseschi e Elizabeth Sicsu. Elas trouxeram uma abordagem que objetivou fornecer aos participantes ferramentas que permitam ampliar o autoconhecimento para embasar os próximos módulos. “Mais do que relações interpessoais, é o autoconhecimento, porque a liderança para poder trabalhar de uma forma mais ampla, ela precisa se conhecer e esse é um dos pilares da inteligência emocional, próximo assunto do programa”, ressaltou Grasseschi. A professora ainda ressaltou que o encontro buscou solidificar esse assunto, um dos mais importantes para a construção da liderança, dentro do treinamento.
A servidora Jussara Ferreira Barroncas, diretora da de Provimentos e Movimentações de Pessoas, que participou do treinamento, disse considerar a inciativa do Tribunal excelente para os gestores, pois contribui para aprimorar o exercício da liderança no dia a dia. “Acho relevante porque para lidar com pessoas, a gente precisa antes se entender como pessoa, entender como a gente funciona, e que temos várias maneiras de funcionar, […] cada uma com sua particularidade”, afirmou a servidora.
O diretor da 1.ª Vara da Fazenda Pública, Marcelo Castelo Branco, que também está participando da capacitação, analisa como positiva a iniciativa do TJAM. “[Este curso é] uma situação inovadora. Antes, para fazer um curso como esse, você precisaria ir para fora [de Manaus]. Eu tenho 25 anos de Tribunal e eu não me recordo de uma iniciativa como essa”, ressaltou Castelo Branco.
O diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do TJAM, João Paulo Jacob, também salienta a importância do curso que está sendo ofertado aos servidores e servidoras. “Esse curso é muito importante para os servidores do Tribunal de Justiça, que, através da sensibilidade do presidente do Tribunal, desembargador Chalub, e do diretor da Escola de Servidores, desembargador Pascarelli, idealizaram esse curso para trazer para os servidores do Tribunal, uma oportunidade de aprender mais sobre liderança, sobre gestão, sobre habilidades socioemocionais, que vão ser revertidos na ponta, para uma melhor prestação jurisdicional ao cidadão”, destacou Jacob.
Os próximos encontros estão marcados para o dia 07 e 21 de junho; 5 e 19 de julho; 2, 16 e 30 de agosto e 13 de setembro de 2022.
Veja mais fotos do evento nesse link:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720299217592/with/52096407711/
#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra servidores e servidoras do Tribunal acompanhando a exposição da professora, uma das atividades realizada na manhã de terça-feira, no segundo módulo do Programa de Desenvolvimento de Líderes.
Igor Braga – Eastjam
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: d[email protected]