FOTOS: Divulgação/Seduc-AMOs municípios de Santo Antônio do Içá e Maués (respectivamente a 880 e 276 quilômetros de Manaus) foram os últimos a receber, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/09), as formações do projeto Trilhas do Saber. A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas e promove formação continuada para profissionais da educação das redes estadual e municipal. Ao todo, 848 profissionais participaram da programação, entre professores, gestores, secretários, merendeiros, auxiliares de serviços gerais e outros.Projeto é voltado a todos os profissionais das redes municipal e estadual
A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, assinala que o Trilhas do Saber, tem o foco não apenas na formação dos docentes, mas de toda a equipe que compõe o dia a dia dos estudantes.
O projeto Trilhas do Saber é executado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Vinte e dois formadores do Centro de Formação Profissional Padre Antônio Anchieta (Cepan) e Cetam foram selecionados para ministrar os conteúdos por meio de palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas pedagógicas nas quatro cidades.
Ainda nesta semana, os municípios de Amaturá e Boa Vista do Ramos (distantes 909 e 271 quilômetros da capital, respectivamente) receberam as formações que tratam de Referencial Curricular Amazonense (RCA), Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas, e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos.
“É um grande orgulho para a Secretaria de Educação estar contribuindo para a formação continuada de tantos profissionais do interior do estado. Depois de dois anos instáveis, hoje, podemos dar o suporte necessário e voltar a trilhar os caminhos de tantos municípios”, frisou Kuka Chaves.
Itinerários Formativos
“Este encontro vem para concretizar aquilo que já realizamos nas nossas escolas. A atividade impulsiona os profissionais a falarem uma só língua, para que a gente da educação exerça com mais propriedade, levando assim as novas práticas pedagógicas as salas de aulas”, destacou o Alan Pereira, profissional de Amaturá que participou das atividades formativas do Trilhas do Saber.
Para os docentes de modalidades diversas, são abordadas as tecnologias digitais, a construção de uma educação que faz sentido, Educomunicação, ensino híbrido e autonomia de aprendizagem.
As temáticas do encontro são divididas entre docentes do Ensino Fundamental para Anos Iniciais e Anos Finais. Para os docentes do Ensino Médio, os temas são pautados nas principais mudanças do Novo Ensino Médio (NEM), os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas, além dos Itinerários Formativos na prática.
O público administrativo, composto de secretários, merendeiros, auxiliares de serviços gerais e outros profissionais, terá formação sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.
Nos percursos da Educação Especial, os formadores abordam a educação inclusiva, metodologias e materiais acessíveis, e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos. Os gestores poderão se aprimorar em liderança, no NEM, e no painel de gestão escolar.
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