Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Varas 100% – TJAM conclui série de matérias sobre unidades que alcançaram 100% ou mais da “Meta Nacional 1” destacando indicadores alcançados pelos Juizados Especiais
Tribunal de Justiça

Varas 100% – TJAM conclui série de matérias sobre unidades que alcançaram 100% ou mais da “Meta Nacional 1” destacando indicadores alcançados pelos Juizados Especiais

28 de setembro de 2022
Compartilhar
8 Min Lidos
Carimbo Meta Nacional 1
Compartilhar

“Meta Nacional 1” consiste em julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.


O Tribunal de Justiça do Amazonas conclui, nesta quarta-feira (28/9), com uma reportagem abordando os Juizados Especiais (capital e interior), a série de três matérias divulgadas em seu portal na internet com as quais evidenciou as Varas que alcançaram e/ou superaram a “Meta Nacional 1” (Metas Nacionais do Poder Judiciário), conforme dados estatísticos coletados até o dia da publicação de cada texto.

A sequência de matérias foi iniciada no dia 20 de setembro com a divulgação da relação das Varas da Comarca de Manaus; teve continuidade no dia 22 de setembro, com a divulgação das unidades judiciárias do interior e é concluída agora, com a divulgação dos indicadores alcançados pelos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (capital e interior).

Conforme glossário divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a “Meta Nacional 1” estabelecida para o ano de 2022, consiste em “julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, excluídos os suspensos e sobrestados no ano corrente”.

A ação de divulgação dos indicadores é realizada de forma colaborativa pela Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais, coordenada pelo desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, e também pela Secretaria de Planejamento do TJAM.

Conforme citado no primeiro dos três textos sobre a Meta Nacional 1, para a elaboração das matérias, a Assessoria de Comunicação do TJAM trabalha com as estatísticas extraídas do Painel de Metas, disponibilizado pela Corte e cada um dos textos jornalísticas informa o dia em que os dados foram extraídos, uma vez que os indicadores do Painel de Metas são dinâmicos e atualizados diariamente.

A equipe técnica que atua no acompanhamento das Metas Nacionais ressalta que os dados estatísticos coletados referem-se aos indicadores alcançados pelas Varas no dia em que as matérias foram publicadas e reforça que essas informações são dinâmicas e alteradas todos os dias. Assim sendo, a equipe técnica enfatiza a diretriz para que estas Varas em destaque neste momento continuem empregando esforços para a manutenção dos índices alcançados, assim como estimula as unidades judiciárias que não figuram entre essas para que permaneçam buscando a progressão dos indicadores.

Enfatiza-se, também, que a relação das unidades judiciárias que serão informadas, não consiste em um rankeamento destas, uma vez que as unidades têm competências e peculiaridades distintas, sendo incorreta a comparação entre elas.

Balanço

De acordo com a Secretária de Planejamento do TJAM, Márcia Raquel Rizzato, conforme glossário divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a “Meta Nacional 1” é considerada estratégica, sendo determinante para o atingimento de outras metas nacionais e refletindo o perfil de gestão das Varas. “A Meta Nacional 1 é estratégica, sendo um ‘espelho’ da unidade judiciária, uma vez que apresenta um panorama gerencial da Vara no exercício daquele ano. É estratégica, também, porque o alcance (ou não) desta meta, pode influenciar no atingimento de outras pela unidade. Dessa forma, o Tribunal parabeniza as Varas que estão com os indicadores em evolução e, da mesma forma, motiva as demais que ainda não alçaram o índice almejado, para que continuem somando esforços com a finalidade de atingir essa e outras metas”, afirmou.

Márcia Rizzato também informou que o TJAM, por meio de sua Presidência; por meio da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais; por meio da Secretaria de Planejamento e outros setores, têm priorizado e estimulado a obtenção do cumprimento das metas pelas suas unidades e empregado inúmeros esforços visando este fim. “Há um trabalho intensivo com esse objetivo, que envolve por exemplo, a devida orientação às Varas com indicadores considerados baixos; a emissão de recomendações para melhorias; a realização de capacitações e também a disponibilização (por parte do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM) de painéis de Business Intelligence (BI) para auxiliar as Varas na gestão processual e tomada de decisões. Além disso, o alcance de metas têm servido como parâmetro para a autorização de remoções (na Carreira) e concessão de outros benefícios”, afirmou Márcia Raquel Rizzato.

A chefe da Seção de Monitoramento de Metas Nacionais e do Planejamento Estratégico, Eleonora Castelo Branco, reforçou as palavras de Márcia Rizzato, acrescentando que “o esforço em atingir as metas nacionais estabelecidas, traz como resultado o aprimoramento, sempre progressivo, do atendimento aos jurisdicionados”, afirmou Eleonora, lembrando que o TJAM, por meio da Secretaria de Planejamento, trabalha diariamente em várias frentes, para favorecer o atingimento, pelas Varas, de todas as metas estabelecidas pelo CNJ.

Relação dos Juizados Especiais (da capital) que alcançaram 100% da Meta 1
(Conforme dados extraídos do Painel de Metas do TJAM no dia 28/09/2022):

19ª Vara do Juizado Especial Criminal (168,42%)
Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal (150,87%)
9ª Vara do Juizado Especial Cível (129,95%)
17ª Vara do Juizado Especial Criminal (113,76%)
15ª Vara do Juizado Especial Criminal (109,09%)
18ª Vara do Juizado Especial Criminal (108,33%)
2ª Vara do Juizado Especial – Procon (108,18%)
5ª Vara do Juizado Especial Cível (107,08%)
8ª Vara do Juizado Especial Cível (102,02%)
12ª Vara do Juizado Especial (101,94%)
6ª Vara do Juizado Especial Cível (101,01%)

Relação dos Juizados Especiais (da capital) que alcançaram 100% da Meta 1
(Conforme dados extraídos do Painel de Metas do TJAM no dia 28/09/2022):

Vara Única da Comarca de Itapiranga – Juizado Especial (197,23%)
Vara Única da Comarca de Anamã – Juizado Especial (142,67%)
Vara Única da Comarca de Benjamin Constant – Juizado Especial (127,63%)
Vara Única da Comarca de Borba – Juizado Especial (120,9%)
Vara Única da Comarca de Silves – Juizado Especial (117,86%)
Vara Única da Comarca de Autazes – Juizado Especial (116,71%)
1ª Juizado Especial da Comarca de Manacapuru (109,44%)
Vara Única da Comarca de Nhamundá – Juizado Especial (108,82%)
1ª Vara da Comarca de Tabatinga – Juizado Especial (106,36%)
2ª Vara da Comarca de Tabatinga – Juizado Especial (106,12%)
2ª Vara da Comarca de Manicoré – Juizado Especial (103,57%)
Vara Única da Comarca de Novo Aripuanã – Juizado Especial (101,83%)
Vara Única da Comarca de São Gabriel da Cachoeira – Juizado Especial (100,93%)

#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria: um carimbo cuja base é de madeira, em cor marrom, e a extremidada é de cor preta. Este carimbo, na imagem, aparece sobre uma folha de papel de cor branca e nesta folha de papel é possível visualizar a mesagem originada pela fixação do carimbo sobre a folha, com os dizeres: “Meta 1 CNJ”, “Vara 100%” e “1º Grau”.

Afonso Júnior
Arte: Giovanna Guedes

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

 (92) 2129-6771 | 99316-0660

Tags:AnamãAutazesBenjamin ConstantBorbaItapirangamanacapuruManausmanchetemanicoreNhamundaNovo Aripuanãsao gabriel da cachoeiraSilvesTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?