O gerente do Arquivo Central Júlia Mourão de Brito, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Manoel Pedro de Souza Neto, recebeu na terça-feira (16/05) uma de servidores responsáveis pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT11 – AM/RR).
Na visita estiveram presentes o novo arquivista TRT-11, Jordane Dalmo Fonseca; a chefe da Seção de Arquivo Permanente, Vanderliza da Silva Barroncas; o assistente-chefe da Seção de Gestão Documental, Ricardo José Fonseca; e a assistente da diretora da Coordenadoria do Centro de Memória do TRT-11, Genilza Evaristo Machado Moreira.
Manoel Pedro Neto explicou que no último mês de abril o TRT empossou o servidor Jordane Dalmo Fonseca no cargo de Arquivista, que vai trabalhar no Centro de Memória do Tribunal e que a visita ao TJAM fez parte das atividades de integração do novo servidor.
“O objetivo compartilhar a nossa experiênciar, aproximar o colega recém-empossado, apresentar a realidade da instituição quanto aos aspectos relacionados à estrutura, ao grau de informatização dos processos, à gestão do acervo, às metodologias arquivísticas utilizadas, dentre outros”, explicou Pedro Neto.
A diretora da Coordenadoria do Centro de Memória do TRT-11, Genilza Moreira disse que a visita foi importante pois possibilitou conhecer a realidade do arquivo do Tribunal de Justiça do Amazonas.
“Em se tratando de arquivo o Tribunal já está em um nível bem adiantado. Por isso fomos conhecer os aspectos relacionados a estrutura do órgão, como é feita a gestão do acervo e as metodologias arquivísticas que são utilizadas”, disse Genilza Evaristo Machado Moreira.
O Centro de Memória é o órgão responsável pela gestão documental e pela preservação e divulgação do patrimônio histórico permanente do TRT da 11ª Região.
Carlos de Souza
Fotos: Acervo do Arquivo Central do TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660