O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizaram, na terça-feira (5), a campanha de doação de sangue “Doar sangue é doar vida”.
A campanha de 2023 bateu recorde de doação, pois contou com a contribuição de 74 servidores, que por meio do protocolo de que cada bolsa pode gerar até quatro hemocomponentes, poderão ajudar 296 pessoas.
“Fico muito feliz de o Tribunal de Contas sediar uma campanha como essa, porque cumprimos para além de nossas responsabilidades de fiscalização. Agradeço a toda a equipe do TCE-AM, Hemoam e os servidores que se empenharam para fazer dar certo e contribuir com uma causa tão importante na nossa sociedade”, destacou o presidente do TCE-AM, Érico Desterro.
A campanha foi realizada de 8h às 17h, na praça da Escola de Contas Públicas (ECP), com a presença do Vampirão, o ônibus do Hemoam todo equipado para realizar o procedimento de coleta. Ao todo, foram 98 atendimentos, mas só 74 servidores estavam aptos a doar.
Essa parceria do Tribunal de Contas e Hemoam é um vínculo com mais de 10 anos, em que todo ano as campanhas são realizadas com o propósito de conscientizar sobre a importância de doar e tirar o estoque de sangue do estado crítico.
“Há mais de 10 anos realizamos a campanha, e graças a colaboração de todos conseguimos contribuir muito com o Hemoam. Além disso, entre todo empenho e realização, o Tribunal é parceiro diamante, pelos bons resultados e ajuda no estoque. Espero que essas iniciativas sirvam de exemplo para outras instituições”, ressaltou a Chefe da Divisão de Assistência Social da Corte de Contas, Ângela Galvão.
Por lei, os servidores e colaboradores que doaram garantiram um dia de folga, assim como os estagiários, que além das folgas receberam dez horas complementares.