Inscrições seguem até o dia 30 de novembro, no link: https://formularios.cnj.jus.br/premio-responsabilidade-social/
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prorrogou até o próximo dia 30 de novembro as inscrições para participação no “Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário e Promoção da Dignidade”
A iniciativa busca incentivar e reconhecer ações que promovam a proteção e a defesa dos direitos humanos, a responsabilidade social e a promoção da dignidade.
De acordo com as normas estabelecidas, serão selecionados projetos, ações ou programas que representem inovação na luta pela dignidade da pessoa, especialmente no enfrentamento ao tráfico de pessoas e na inclusão social. Além disso, as iniciativas também devem defender o combate às formas de discriminação e o trabalho decente e em ambiente sadio na esfera privada e na pública.
O prêmio terá quatro categorias: “Responsabilidade Social do Poder Judiciário”; “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”; “Promoção da Inclusão Social e Combate à Discriminação” e “Promoção do Trabalho Decente”. Ao todo, serão contempladas até três práticas de cada categoria, totalizando 12 premiações.
Os tribunais, juízes, órgãos e entidades que fazem parte do Sistema de Justiça, do poder público, além de empresas e de sociedade civil organizada que queiram inscrever suas ações podem apresentar quantos projetos considerarem necessários. No entanto, cada iniciativa deve ser inscrita separadamente.
As práticas premiadas ou que receberem menção honrosa serão divulgadas no Banco de Boas Práticas do Portal do CNJ para que sejam disseminadas e possam ser replicadas. Os agraciados poderão, ainda, produzir um vídeo com depoimentos ou tutoriais sobre as práticas inscritas.
Foram definidas as etapas para organização do Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário e Promoção da Dignidade. A primeira fase é a divulgação do edital, que deverá ocorrer em todo mês de setembro; seguido pelo período de inscrição dos proponentes; pela avaliação e seleção das práticas; pela publicação do resultado; pela análise de recursos e, por fim, pela premiação. Na fase de avaliação das propostas, em caso de empate, será considerada a maior pontuação obtida, sucessivamente, conforme os critérios de replicabilidade, de inovação de alcance social.
Inscrições: https://formularios.cnj.jus.br/premio-responsabilidade-social/
Regulamento: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2023/09/regulamento-premio-resposabilidade-social.pdf
#PraTodosVerem – Na imagem que ilustra a matéria, a arte gráfica do Prêmio, na qual consta, em letras brancas, o título: “Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário e Promoção da Dignidade”. Nele é exposto em uma imagem com fundo azul e nela também consta a imagem de uma balança, simbolizando a “Justiça”.
Com informações do portal do CNJ
Imagem: Portal do CNJ
Revisão gramatical: Joyce Tino / TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660