Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Comarca de Juruá (AM) recebe equipe da Corregedoria de Justiça em ação de correição ordinária
Tribunal de Justiça

Comarca de Juruá (AM) recebe equipe da Corregedoria de Justiça em ação de correição ordinária

3 de abril de 2023
Compartilhar
6 Min Lidos
JapurC3A1 correiC3A7C3A3o
Compartilhar

As atividades incluíram visita ao cartório extrajudicial e à delegacia do município de Juruá.


A Comarca de Juruá, localizada a 672 quilômetros da capital amazonense, foi a primeira a receber a equipe da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM) dentro do cronograma de Correições Ordinárias estabelecido para este ano. Esta ação é realizada rotineiramente nas unidades judiciárias do Tribunal de justiça. O resultado final irá compor um relatório de inspeção que poderá conter as boas práticas verificadas, as dificuldades que foram encontradas e, eventualmente, recomendações visando à melhoria do desempenho da prestação jurisdicional.

Os trabalhos em Juruá foram presididos pelo desembargador Henrique Veiga Lima e coordenados pelo juiz de Direito Luís Alberto Nascimento Albuquerque, da 1.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus. Também integraram a equipe de correição na comarca os servidores Aldemir Menezes Medeiros, Renan Vieira Machado e Kal-El Bessa Nascimento Salem. O magistrado titular da Comarca é o juiz Daniel do Nascimento Manussakis.

Durante a correição, iniciada no dia 20 e concluída no dia 23 de março deste ano, a equipe verificou as instalações do local onde funciona o Fórum de justiça do município, que é cedido pela Prefeitura Municipal; e realizaram a correição na totalidade das ações judiciais em tramitação na Vara Única de Juruá, aproximadamente 1.500 processos – Cíveis, Criminais, de Família, “Maria da Penha”, Registros Públicos e do Consumidor.

De acordo com Aldemir Medeiros, diretor da Divisão de Controle e Fiscalização dos Serviços Extrajudiciais da CGJ/AM, em relação à análise processual, a correição começou antes do dia 20, quando a equipe se deslocou até o município.

“Os trabalhos ocorreram de forma híbrida – presencial e virtual. Para agilizar as atividades, iniciamos a análise dos processos, via sistema Projudi, alguns dias antes da visita presencial à Comarca. O que já facilitou e adiantou muito as atividades programadas”, explicou Aldemir, lembrando que a Comarca há 11 anos não recebia o trabalho de uma correição ordinária.

A equipe também visitou o cartório extrajudicial de Juruá e esteve, ainda, na delegacia da cidade para observar as condições dos custodiados. “Há presos provisórios e definitivos (com sentença condenatória), mas todos estão na delegacia da cidade, pois não tem um presídio no município. No caso dos adolescentes em conflito com lei que, eventualmente, precisam ser internados em sistema socioeducativo, eles são encaminhados para Manaus”, comentou Aldemir.

De acordo com o Edital de Correições Ordinárias – Cronograma 2023, publicado no Diário da justiça Eletrônico do dia 31 de janeiro deste ano, 57 unidades judiciárias foram listadas para sofrerem correição ordinária até dezembro deste ano, sendo 33 Varas do interior do estado e outras 24 na capital. São elas:

Na capital: Vara da Auditoria Militar; 1.º, 2.º e 3.º Tribunal do Juri; Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas; 2.ª, 3.ª, 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 11.ª, 12.ª, 13.ª, 14.ª, 15.ª. 16.ª, 17.ª, 18.ª, 19.ª e 20.ª Vara Cível e de Acidentes do trabalho; Juizado da Infância e da Juventude Infracional; Vara do Juizado Cível da Infância e da Juventude; Central de Inquéritos Policiais.

No interior: Vara Única de Alvarães; Amaturá; Anamã; Anori; Apuí; Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Boa Vista do Ramos; Boca do Acre; Borba; Careiro Castanho; Eirunepé; Envira; Fonte Boa; Ipixuna; Itamarati; Japurá; Juruá; Jutaí; Maraã; Nova Olinda do Norte; NOVO Aripuanã; Santa Isabel do Rio Negro; São Sebastião do Uatumã; 1.ª Vara de Iranduba; JECC de Itacoatiara; 1.ª e 2.ª Vara de Manacapuru; 1.ª Vara de Manicoré; 1ª Vara de Maués; 2.ª Vara de Parintins; 2.ª Vara de Tabatinga.

 

#PraTodosVerem: A foto que ilustra a matéria mostra a equipe da CGJ e o juiz da Comarca de Juruá, em frente ao Fórum de justiça do município – cuja fachada é pintada de azul claro com grades brancas. Eles estão perfilados, na área de estacionamento, todos posando para a foto. Da esquerda para a direita: os servidores Renan Machado (tem cabelo curto, pele clara e usa óculos; veste uma camisa de manga comprida, calça jeans e tênis esportivo) e Aldemir Medeiros (seu cabelo é curto, tem pele morena e usa óculos; veste uma camisa de manga longa e calça de tecido jeans, e tênis esportivo); ao lado está o juiz da Comarca, Daniel Manussakis (ele tem cabelo curto, pele clara e usa barba; veste um paletó azul escuto, camisa azul clara, calça jeans e sapato preto); o servidor Kal-El Salem (cabelo curto, tem pele clara e usa barba; veste uma camisa de manga comprida branca, calça jeans escura e tênis casual); ao lado está o juiz Luís Alberto Albuquerque (o cabelo é curto, tem pele clara, usa óculos e veste paletó e blusa azul escuro, calça jeans e tênis esportivo); e o desembargador Henrique Veiga (tem cabelo curto e barba grisalhos, pele clara; usa paletó branco e camisa azul claro; calça social e sapato pretos).

 

 

Texto: Acyane do Valle e Dora Paula | CGJ/AM

Fotos: Acervo Pessoal – Aldemir Medeiros

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:AlvarãesAnoriApuíAtalaia do NorteBenjamin ConstantBoa Vista do RamosBoca do AcreCareiroeirunepeEnviraFonte BoaIpixunairandubaitacoatiaraJuruámanacapuruManausmanicoreMaraãmauesNova Olinda do NorteNovo AripuanãparintinsSanta Isabel do Rio NegroTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?