O objetivo é capacitar os profissionais do Poder Judiciário e de outras instituições que atuam em áreas relacionadas à temática.
Com o objetivo de capacitar profissionais dos quadros do Poder Judiciário, bem como de outras instituições colaboradoras, no trabalho com grupos para homens autores de violência contra mulheres (GHAV), a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) em parceria com a Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa) promoveu o curso de “Criação, Facilitação e Coordenação de Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Homens Autores de Violência Contra as Mulheres”.
As atividades do curso, que possui carga horária de 15 horas/aula, iniciaram nesta terça-feira (17/10) e finalizaram ontem (18/10), na sala de aula localizada no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do Tribunal de Justiça, na Avenida André Araújo, no bairro aleixo, zona centro-sul da cidade.
De acordo com a doutora em psicologia e coordenadora de Pós-graduação e Extensão da Divisão de Gestão Pedagógica da Ejud, Munique Therense, o objetivo da capacitação é o de “ampliar as ferramentas de manejo das demandas que chegam a Vemepa e VEP, além de outras Varas do TJAM com trabalho relacionado ao tema. São Varas com uma demanda bem alta que têm uma equipe reduzida . A exemplo de outros tribunais, a Ejud oferece um curso sobre grupos reflexivos para potencializar o trabalho da equipe e a qualificação da prestação jurisdicional”, frisou Munique.
Questões, como: Relações de gênero; “Lei Maria da Penha” (Lei n.º 11.340), Conceitos fundamentais para o trabalho com homens autores de violência: gênero e violência de gênero; Masculinidade e patriarcado; Colonialidade, teoria dos grupos reflexivos e responsabilizados para homens autores de violência contra mulheres; Criação de um espaço reflexivo; entre outros estão sendo debatidos no evento.
Entre os docentes estão Daniel Fauth Washington Martins, mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador no projeto “Mapeamento de ações e programas para homens autores de violência contra mulheres no Brasil” perante o grupo Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Ana Carolina Maurício, doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
#ParaTodosVerem: Fotografia dos participantes do encontro sentados em cadeiras organizadas em círculo na sala de aula do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes.
Texto: Nicolle Brito e Elisângela Araújo | Ejud
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660