O desembargador do TJAM e atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) recebeu a comenda em solenidade na Sede da Assembleia Legislativa do Amazonas.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), Jorge Manoel Lopes Lins, foi homenageado nesta terça-feira (21/11) com a “Medalha Ruy Araújo”, a mais alta comenda outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Na cerimônia de outorgada da medalha, que aconteceu na Sede do Legislativo Estadual, o TJAM foi representado pelo desembargador Flávio Pascarelli, que compôs a Mesa de Autoridades.
Servidores e magistrados que atuam na Corte Eleitoral, além de representantes de instituições do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, bem como famliares do homenageado prestigiaram a sessão solene.
O deputado Dr. George Lins (União Brasil) destacou a entrega da medalha a Jorge Lins, ressaltando a alta competência do desembargador na condução das eleições de 2022, onde suas habilidades e imparcialidade foram fundamentais para garantir a integridade e a transparência do processo eleitoral.
Agradecimentos
Autor da homenagem ao presidente do TRE/AM, o ex-deputado Belarmino Lins assinalou o notável saber jurídico de Jorge Lins, que se identificou cedo com a magistratura, exercendo a justiça com honra e muita competência.
Ao discursar na tribuna da Aleam, o magistrado Jorge Lins agradeceu e falou da emoção em receber a honraria. “Recebo a homenagem com emoção, com o peito cheio de gratidão, uma homenagem decorrente da proposição do ex-deputado Belarmino Lins, que exerceu o cargo de deputado na Assembleia Legislativa durante 32 anos e a presidiu em três biênios. A homenagem me motiva a continuar trabalhando em prol do meu estado e de seu povo, honrando os valores que carrego até hoje ao lado da minha família, valores que decorrem também das experiências vividas em meus anos dedicados à magistratura”.
Sobre as eleições gerais de 2022, que comandou no Estado, o desembargador frisou “a superação de dificuldades como os ataques e manipulações de informações que não tiveram espaço no TRE/AM, pois o pleito transcorreu em absoluta segurança e tranquilidade”. No final de sua manifestação, Jorge Lins elogiou o sistema eleitoral brasileiro, “sem possibilidade de fraudes”.
Trajetória
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1983), Jorge Manoel Lopes Lins foi nomeado juiz em 1985, atuando nas Comarcas de Boca do Acre, Anori e Parintins. Em Manaus, onde trabalhou nas áreas Cível e Criminal, exerceu o cargo de juiz auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).
Jorge Lins foi promovido a desembargador em 2011 e exerceu a função de presidente da Comissão Permanente de Jurisprudência, de ouvidor-geral do TJAM, de gestor da Casa de Justiça e Cidadania, de diretor do Fórum Ministro Henoch Reis, de presidente da Primeira e da Segunda Câmara Criminal, e de vice-presidente do TJAM (2016 a 2018).
Na Justiça Eleitoral, o desembargador Jorge Lins atuou em Zonas Eleitorais a partir de 1992, em Eirunepé, Envira, Boca do Acre e Pauini. Presidiu eleições municipais em Ipixuna, Guajará e Manaus, e como desembargador, foi membro suplente do TRE/AM de 2018 a 2020. Foi eleito como vice-presidente e corregedor do biênio 2020/2022.
Com informações da Ascom da Aleam
Fotos: Chico Batata – TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660