Em Manaus, a ação foi realizada no centro da cidade, especificamente da Praça da Igreja da Matriz (Catedral de Nossa Senhora da Conceição) e, na ocasião, a população de rua que está estabelecida no centro da capital teve acesso a uma gama de serviços.
Para marcar o “Dia Nacional de Luta da População de Rua”, uma programação de assistência social foi realizada na manhã deste sábado (19/08) em Manaus. A programação contou com a participação da vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas e presidente do Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, desembargadora Joana dos Santos Meirelles e demais representantes da Justiça Estadual.
Em Manaus, a ação foi realizada no centro da cidade, especificamente da Praça da Igreja da Matriz (Catedral de Nossa Senhora da Conceição) e na ocasião a população de rua que está estabelecida no centro da capital teve acesso a uma gama de serviços.
As atividades foram promovidas das 7h às 12h, contando com o apoio de Organizações Não Governamentais, Secretarias do Poder Público Municipal e Estadual e da sociedade civil organizada.
Uma das representações que estiveram à frente dos trabalhos foi a Associação Nova Aliança – vinculada à Arquidiocese de Manaus – que atende regularmente a aproximadamente 500 pessoas.
De acordo com a desembargadora Joana dos Santos Meirelles, ações como a realizada neste sábado são de suma importância para providenciar a assistência a pessoas que necessitam, assim como para reunir esforços em prol da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
Ações
Corroborando com uma política nacional estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça a partir da publicação da Resolução CNJ n. 425/2021, o Tribunal de Justiça do Amazonas institui, por meio da Portaria n.º 2761/2021 o Comitê Interno de Apoio à Implementação e Monitoramento da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.
Como ação prática, o Comitê do TJAM, em parceria com outros órgãos tem promovido uma série de ações, dentre as quais o evento “Pop Rua Jud Am”, que no último dia 25 de maio promoveu um mutirão de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com as atividades sendo concentradas na Praça Heliodoro Balbi, no centro de Manaus.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico da comitiva representativa do Tribunal de Justiça do Amazonas nas programações do “Dia Nacional de Luta da População de Rua”, realizado, em Manaus, nas mediações da Praça da Matriz. Na imagem, é possível visualizar nove pessoas, dentre as quais a Vice-Presidente do TJAM, desembargadora Joana dos Santos Meireles.
Afonso Júnior
Fotos: Divulgação
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660