Atendendo convite do novo comandante do CMA, general Costa Neves, a comitiva formada pela presidente do Tribunal e mais três desembargadores foi recebida pelo alto comando da Força Terrestre.
A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, participou na manhã de quinta-feira (13/07) de uma visita institucional ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Ela foi acompanhada no compromisso pelas desembargadoras Maria das Graças Pessôa Figueiredo e Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, pelo desembargador Elci Simões de Oliveira, e pelo juiz auxiliar da Presidência do TJAM Igor Campagnolli. A comitiva do Judiciário Estadual foi recepcionada pelo general de Exército e Comandante Militar da Amazônia, Ricardo Augusto Costa Neves, que assumiu o posto em maio deste ano; pelo general de Divisão e Comandante da 12.ª Região Militar, Carlos André Alcântara Leite; e pelo general de Brigada e Chefe do Estado-Maior do CMA, Washington Rocha Triani.
Criado em 1956 e sediado em Manaus desde 1969, o Comando Militar da Amazônia tem sob sua responsabilidade uma faixa de cerca de 9.762 quilômetros de fronteira terrestre, com 5 países (Venezuela, Guiana, Colômbia, Peru e Bolívia), abrangendo quatro Estados brasileiros da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
Durante a visita, o general Costa Neves reuniu os desembargadores para uma explanação resumida das atividades do Comando Militar da Amazônia, apresentando dados sobre o efetivo disponível para as ações de defesa da região, e que também atua fortemente – em cooperação com outras instituições ou em projetos próprios – na realização de obras de infraestrutura, ações de apoio logístico, atendimento em saúde, e outras grandes missões, como a chamada “Operação Acolhida”, organizada para fazer frente ao grande movimento migratório de cidadãos venezuelanos para o Brasil; o apoio ao enfrentamento da recente pandemia de covid-19, e atividades especiais relativas à questão indígena.
A presidente do TJAM falou da importância da visita, que foi feita a convite do comandante Costa Neves. “Foi uma oportunidade de aprofundarmos o nosso conhecimento sobre as atividades do Comando Militar da Amazônia, uma organização que, assim como o Judiciário Estadual, tem uma capilaridade significativa, e com uma capacidade logística de grande importância para a nossa Região. Além da missão relacionada à defesa territorial, numa gigante e desafiadora área de fronteira, o CMA tem papel fundamental também em várias ações que contribuem para que nossas populações, fincadas em regiões de mais difícil acesso, sejam atendidas com serviços básicos de saúde, por exemplo. O general Costa Neves, que assumiu o CMA em maio deste ano, havia feito o convite para esse encontro institucional, e com grande alegria pudemos realizá-lo hoje”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha.
O Comandante Militar da Amazônia destacou que o objetivo do encontro com os membros do Judiciário Estadual foi fortalecer os laços entre as instituições e promover a cooperação mútua em questões de interesse comum, ressaltando a importância da cooperação institucional para o enfrentamento de desafios presentes na região.
#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra os desembargadores do TJAM, Nélia Caminha (presidente, quarta da esquerda para a direita), Graça Figueiredo, Luíza Cristina e Elci Simões posando para foto com o general Costa Neves (ao lado da presidente), o com os generais Alcântara e Triani, ao final da visita ao CMA. Eles estão todos em pé, lado a lado, diante de uma parede de madeira entalhada, em que se destaca o brasão do Exército Brasileiro.
Terezinha Torres
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected],
(92) 2129-6771 / 993160660