Nesta semana, em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”, comemorado nesta quarta-feira (8), o TJAM participa da “Semana Justiça pela Paz em Casa”, esforço concentrado do Judiciário Nacional, que tem o objetivo de agilizar a tramitação de processos sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.
No início da sessão das Câmaras Reunidas desta quarta-feira (08/03), realizada presencialmente e com transmissão pelo YouTube, a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas e presidente do colegiado, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, registrou a data e parabenizou as colegas de sessão pelo “Dia da Mulher”.
A magistrada também destacou a realização da campanha “Semana da Justiça pela Paz em Casa”, sob coordenação da desembargadora Graça Figueiredo, que tem mais de 1,8 mil audiências pautadas em processos relativos à “Lei Maria da Penha”, além de sessões de júri popular em processos que tratam de casos de feminicídio.
“Temos o privilégio e a obrigação de sermos as vozes e a presença dessas mulheres que não têm voz. Devemos agradecer a Deus, porque damos a volta por cima, temos uma profissão, somos representantes, e temos de lutar e lembrar sempre das mulheres invisíveis e vulneráveis que não têm quem fale por elas e as represente”, declarou a vice-presidente do TJAM.
Em seguida, o desembargador Yedo Simões de Oliveira leu uma ode às mulheres, lembrando também as que acompanham as sessões pela internet, e pedindo proteção a Deus para todas as mulheres.
O desembargador Cezar Bandiera também se manifestou, dizendo que o dia é de grande alegria e expressou sentimentos às mulheres que integram a Corte, citando que representam uma parcela das mulheres excluídas, sofridas e que buscam e merecem ter a igualdade, preceito básico da cidadania. Também estendeu a homenagem às servidoras e demais mulheres da casa, por auxiliarem na difícil tarefa de prestar jurisdição. “Parabéns às mulheres e que Deus abençoe a todas”, saudou o desembargador.
#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a tela de um computador com a transmissão da sessão das Câmaras Reunidas. Os magistrados, representante do Ministério Público e demais participantes atuaram presencialmente, no Plenário do Tribunal, e a imagem deles no monitor forma uma espécie de mosaico na tela.
Patrícia Ruon Stachon
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660.