A publicação reúne 9 dos 10 artigos melhores avaliados no concurso de 2022.
Está disponível para download o e-book “Direitos Humanos, Meio Ambiente e Disputas em Espaços Virtuais: Uma Visão Feminina”, resultado da 1.ª edição do “Prêmio Desembargadora Nayde Vasconcelos” promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, por meio da Escola Judicial (EJUD/TJAM), no ano de 2022.
A publicação conta com 9 capítulos derivados de 9 dos 10 artigos melhores classificados no concurso dedicado a trabalhos científicos escritos por mulheres. A iniciativa pioneira no Estado do Amazonas está alinhada à Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário (Resolução CNJ n.º 255/2018) e de fomento ao engajamento para alcance das metas do ODS-5 – Agenda 2030 da ONU, com especial atenção àquela que vislumbra a promoção de igualdade de gênero mediante participação plena e efetiva das mulheres nos ambientes de tomada de decisão.
O desembargador Cezar Bandiera, diretor da Escola Judicial do TJAM, ressalta a importância em publicar as produções submetidas ao concurso realizado pela EJUD. “É uma forma de garantir visibilidade aos trabalhos produzidos pelas candidatas e compartilhar as valiosas contribuições de cada uma delas em seus temas”, salientou o desembargador. O magistrado destacou, ainda, que estas ações precisam se tornar frequentes com o objetivo fortalecer os espaços dedicados às mulheres no âmbito da intelectualidade com objetivo de minimizar a diferença histórica entre homens e mulheres.
Entre as autoras da obra estão Tatiana Tomie Onuma; Thaís Henriques Dias; Karen Nayara de Souza Sturmer; Laura Fernanda Melo Nascimento; Stephanie Vieira Brito; Anna Karollina da Costa e Silva; Isabele Augusto Vilaça; Annie Mara Arruda de Sá e Brito; Lutiana Valadares Fernandes Barbosa; Viviane Ceolin Dallasta del Grossi e Andressa de Bittencourt Siqueira.
Tatiana Tomie Onuma, primeira colocada no certame de 2022, advogada e mestre em Direitos Humanos e Fundamentais, escreveu sobre “Tecnologias de informação, autoritarismo midiático e monopolização informativa: a erosão democrática nas redes”.
“Foi uma honra ter participado e ser premiada e espero que essa iniciativa do TJAM seja cada vez mais difundida por todo o País, como um exemplo de valorização da pesquisadora mulher e por unir todos em prol do desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil”, acrescentou Tatiana.
O livro aborda, ainda, temas como a terra, os povos e as tecnologias e foi publicado em parceria com a Editora Tirant Lo Blanch. A publicação está disponível para download gratuitamente no site da editora (https://bit.ly/ebook1Nayde).
Segunda edição do Prêmio
A segunda edição do “Prêmio Desembargadora Nayde Vasconcelos” está etapa final de tramitação. O edital já foi elaborado e está em fase de verificação de viabilidade pelas unidades administrativas do TJAM. A expectativa é que ainda no primeiro semestre ele seja publicado.
Texto e arte: Igor Braga – Ejud/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660