O projeto direcionado aos estagiários do Tribunal vai fomentar o aprofundamento dos estagiários nos temas interdisciplinares.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/TJAM) anunciou a “Liga de Estagiários da Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas” (LEJ/TJAM). O edital para o programa deve ser publicado nos próximos dias.
A LEJ é uma associação de caráter científico e sem fins lucrativos em forma de projeto de extensão criada pela EJUD. Seu objetivo é fomentar o aprofundamento dos estagiários nos temas interdisciplinares que estão presentes em sua prestação de serviços diários, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, além de raciocínio ético, crítico e reflexivo.
As inscrições no processo seletivo estão previstas para acontecer entre os dias 26 de junho e 7 de julho de 2023 e serão realizadas em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na avaliação de uma carta de apresentação de intenção dos candidatos por meio da Comissão Avaliadora. A segunda etapa é classificatória, a partir das médias da etapa 1.
Ao todo são 42 vagas, que podem ser preenchidas por estagiários dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Design, Direito, História, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social e que, durante o período da vigência do edital, estejam entre o primeiro semestre e o penúltimo semestre de contrato. Além disso, os candidatos precisam participar, como ouvintes, do Webnário de Apresentação da LEJ/TJAM que acontecerá no dia 21 de junho de 2023.
Caso seja selecionado, o estagiário deve participar dos encontros e atividades de ensino, pesquisa e extensão da Liga, e comparecer a, no mínimo, três práticas ofertadas pela LEJ, contabilizando um total de 100 horas anuais.
Para a estagiária de Pedagogia da EJUD, Thayane Saraiva, a iniciativa de criar a Liga é importante já que “nós (estagiários) nos sentimos mais valorizados, pois isso nos dá mais protagonismo dentro da nossa profissão”, afirmou Thayane. Alexandrina Rebelo, também estagiária de Pedagogia da EJUD, declarou que “é mais um modo de reconhecimento que recebemos, já que é uma ação exclusiva para os estagiários e estagiárias”.
As inscrições para a participação no concurso poderão ser realizadas por meio de um formulário eletrônico que será disponibilizado junto com o edital que será publicado no Diário Oficial nos próximos dias.
#PraTodosVerem – o card que ilustra a matéria traz, centralizado, o escudo estilizado na cor dourada, tendo ao centro, na cor verde oliva, as letras LE. Em cima do escudo, três estrelas, a maior delas, ao centro, também na cor verde oliva. Abaixo do escudo, em duas linhas, está escrito: Liga de Estagiários da Justiça, com as letras da primeira linha na cor verde e a da segunda, em dourado. O fundo, em um degradê das mesmas cores esmaecendo para o branco, vê-se como marca d’água a fachada do Tribunal de Justiça do Amazonas em diagonal e pessoas jovens lado a lado.
Nicolle Brito – Ejud/TJAM
Arte: Igor Braga
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660