O encontro tratou dos trâmites para a entrega de certificados para os servidores do TJAM que concluíram a pós-graduação.
Na manhã desta segunda-feira (13/11), representantes da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) se reuniram na sede da Reitoria, localizada no bairro Coroado, para definir as estratégias para aceleração do processo de impressão e registro dos certificados do curso de “Pós-graduação em Poder Judiciário”.
A Especialização é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os dois órgãos, celebrado em setembro de 2021, que permitiu a realização de cursos, entre eles essa especialização voltada ao público interno do TJAM. Nessa primeira turma, participaram mais de cem discentes, entre servidores e magistrados.
Foram temas do encontro o apoio da Ejud para trabalhar em parceria com a Ufam, no auxílio final para a confecção, registro e impressão dos diplomas, além do estabelecimento de céleres estratégias para fazer a retirada de todos os certificados e históricos escolares na Propesp/Ufam.
Participaram da reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Adriana Malheiro; a diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação (DAV), Jerusa Faria e a coordenadora geral de apoio à Pós-Graduação, Maria do Carmo. Pela a Ejud, participaram a coordenadora de Pós-Graduação e Extensão da Divisão de Gestão Pedagógica da Ejud, Munique Therense e o assessor pedagógico da Ejud, Ricardo Peres.
Curso
O curso de “Pós-graduação em Poder Judiciário” foi estruturado em 25 módulos, tratando de disciplinas cujos tópicos e conteúdos trabalhavam diretamente com a teoria e a prática abordadas em sala, sendo ministradas por um corpo docente com destaque acadêmico e relevante atuação em variadas áreas do Direito.
A partir desse diálogo contínuo, que mescla prática e teoria, a Ejud, por meio do curso, objetivou capacitar e desenvolver habilidades que viabilizassem uma reflexão crítica acerca da atividade do Poder Judiciário, permitindo que o alunos procurassem soluções jurídicas para resolver controvérsias no seu dia a dia.
Para a coordenadora Munique, o encontro foi uma “iniciativa entre as duas instituições para otimizar as tratativas relacionadas à expedição do certificado de conclusão na especialização em Poder Judiciário, fazer uma colaboração dentro do que cada instituição tem disponível para que a gente consiga encerrar esse ano tendo concluído essa certificação”, explicou Munique.
A coordenadora de Pós-Graduação e Extensão da Divisão de Gestão Pedagógica da EJUD também frisou que essa reunião foi de extrema importância pois “ambas as instituições estavam de fato querendo resolver, tendo sido perceptível o interesse de todo mundo ali em fazer dar certo, em colaborar para que de fato, esses certificados sejam expedidos até o final do ano”.
A cerimônia de entrega das certificações dos alunos da primeira turma será realizada no dia 5 de dezembro (terça-feira), das 9h às 12h (horário de Manaus), no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Neto, no 2.º andar do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede do Poder Judiciário.
Texto: Nicolle Brito – Ejud
Foto: Assessoria Ufam
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660