O primeiro dia do evento reuniu 67 representantes de 46 comarcas do Estado do Amazonas.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/TJAM) realizou na segunda e terça-feira (24 e 25 de julho) o “1.º Encontro de Diretores de Secretaria e Escrivães de Varas de Primeira Entrância” no Auditório Desembargador Arthur Virgílio, no Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes.
O evento, que faz parte do projeto de interiorização da Escola Judicial, foi o primeiro realizado pelo TJAM a convidar representantes de todas as varas do Interior do Amazonas e arcar com a vinda desses servidores.
No primeiro dia do evento, o desembargador Cezar Bandiera, diretor da EJUD, realizou a abertura e acolhida dos servidores que vieram participar da programação. Também estiveram presentes, o desembargador do TJAM Délcio Santos, coordenador do Sistema Permanente de Mediação e Conflitos do TJAM; o defensor público Rafael Barbosa, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas; e o promotor de Justiça João Gaspar, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Amazonas.
Participaram 67 representantes das unidades judiciais de 46 comarcas do Interior do Estado do Amazonas.
O desembargador Cezar Bandiera, diretor da Escola Judicial, salientou em sua fala de abertura do evento que esta é uma oportunidade ímpar na história do Tribunal. O magistrado destacou que a Escola vem trabalhando com o objetivo de se tornar cada vez mais próxima dos servidores do interior e de suas realidades.
A programação do primeiro dia começou com a apresentação dos dados do primeiro semestre do Projeto de Interiorização apresentado pelo servidor da EJUD, Rafael Santos; e seguiu com a apresentação sobre “Consolidação de Gestão Cartorária e o Plano de Unificação dos Atos das Secretarias de Primeira Entrância” pelo servidor Reginaldo Gonçalves; e com a fala do servidor João Cláudio que apresentou sobre “Indicadores e Metas: estratégias de tratamento”.
No segundo dia, a programação continuou com a secretária de Gestão de Pessoas, Wiulla Garcia, que apresentou o tema “Orientações sobre Gestão de Pessoas, Carreira e Saúde”. Em seguida, a “Oficina: construindo soluções” foi direcionada pela secretária da EJUD, Fernanda Calegare.
A partir dessa oficina, os diretores e escrivães puderam construir um documento com as principais demandas gerais que será encaminhado à presidência do Tribunal.
Entre as demandas estão questões como qualidade do acesso à internet, manutenção de equipamentos de informática, aprimoramentos no PROJUDI, segurança e melhorias nas condições durante o plantão judicial, capacitação dos servidores de outras instituições cedidos ao TJAM, além de realização de concurso público direcionado às Comarcas do Interior do Estado.
Durante o encerramento do evento, o desembargador Délcio Santos se dirigiu aos presentes reafirmando seu compromisso com as pautas apresentadas. O desembargador, acompanhado do diretor da EJUD, desembargador Bandiera, ainda aproveitaram a oportunidade para conversar pessoalmente com vários dos presentes sobre demandas específicas de cada comarca.
AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES
Durante o evento, em muitos momentos de fala dos servidores durante as palestras e oficinas realizadas, era recorrente a menção ao pioneirismo do evento.
A diretora da Vara Única da Comarca de Apuí (distante cerca de 454 km de Manaus), Ana Alice Vasconcelos, disse que nos 10 anos de Tribunal ainda não tinha visto uma ação como essa voltada para os servidores do Interior do Estado. “E eu posso dizer assim, que eu estou emocionada assim, com o resultado desse encontro, que era assim um sonho, era um grupo de colegas que almejava esse encontro”, afirmou a diretora.
Para Fredson de Souza, diretor da Vara Única de Benjamin Constant (distante cerca de 1119 km de Manaus), destacou além do pioneirismo, a importância de trazer os servidores para um lugar de destaque na construção de possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas no interior do Estado. O servidor salientou que “nós [os servidores] tivemos hoje com o encontro, a oportunidade de colocar e explanar as dificuldades e nos sentimos importantes para tentar também trazer soluções para os problemas do Tribunal de Justiça”.
Raul Pinheiro, diretor da Vara Única de Fonte Boa, destacou a sensação de pertencimento com os diretores e escrivães saem depois do encontro. “Por anos, o servidor do interior tinha a percepção de que era como se existissem dois tribunais e, ao passo que com essas ações, está nítido que nós pertencemos ao mesmo órgão”, declarou o servidor. Ele ainda completou afirmando que espera que “esse possa ser um de tantos passos para que EJUD possa fortalecer nossa conexão no interior, em todo estado do Amazonas”.
#ParaTodosVerem: Fotografia de todos os participantes do evento para diretores e escrivães de Varas de Primeira Entrância do TJAM. Centralizados e em pé na foto estão os 67 participantes, mais a equipe da EJUD e os desembargadores Cezar Bandiera e Délcio Santos. A frente deles está o mapa do Amazonas em cavalete de madeira.
Igor Braga | EJUD
Fotos: Chico Batata, Igor Braga e Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected],
(92) 2129-6771 / 993160660