Os cursos estão disponíveis no Ambiente de Aprendizagem da Escola por tempo limitado.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/TJAM) disponibilizou em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (bit.ly/AVAEjud), cursos autoinstrucionais para os servidores e servidoras, estagiários e estagiárias do Tribunal de Justiça do Amazonas. A modalidade objetiva facilitar que o estudante possa acessar os materiais, aulas e atividades conforme a sua disponibilidade de horário e ritmo de aprendizado, tudo isso dentro do período em que o curso está aberto.
Os cursos disponíveis para acesso no AVA são: “Ferramentas do Google Workspace”; “Operacionalização em Sistemas – BNMP”; “Procedimento de Alimentação Processual do Sistema Projudi”; “Vamos falar de saúde mental? Estratégias de cuidado no dia a dia” e “Noções de audiodescrição Judiciária”.
A ação formativa de “Ferramentas do Google Workspace” é o primeiro módulo de uma série de cursos sobre as ferramentas do Google direcionada aos servidores e servidoras do Tribunal. O módulo tem dez aulas que apresentam o funcionamento do Gmail, e abordam o acesso ao ambiente, principais ferramentas, além de processos de arquivamento de email, criação de marcadores e como utilizar o Google Tasks, entre outros ferramentas, com ênfase na aplicação dessas funcionalidades nas rotinas cotidianas de trabalho.
As aulas sobre o “Treinamento em Sistemas – BNMP” apresenta pontos relevantes sobre o Sistema Eletrônico do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões e a atualização para as ferramentas do BNMP 3.0. Durante as aulas, os inscritos poderão aprender mais sobre os processos atualizados de expedição de mandado de prisão, alvará de soltura e guias de recolhimento, bem como exemplos práticos e regularização de acervo, cadastro e acesso ao sistema, alertas e relatórios.
O educador responsável por ambas as formações é Manrique Maciel, diretor de secretaria da 10.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus. Manrique é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, especializado e pós-graduado em Direito Público e técnico em Programação.
“Procedimento de Alimentação Processual do Sistema Projudi”é o primeiro de 4 módulos sobre o tema. O curso faz parte do projeto de implantação na capital e foi planejado para atender a necessidade de treinamento dos servidores e servidoras que vão começar a usar o PROJUDI. As aulas falam sobre o funcionamento do software, cadastro de ações, alimentação de informações gerais e adicionais, ordenação de cumprimentos e como trabalhar com as partes pertencentes aos processos.
O instrutor responsável é Elieder Bonet Abensur, servidor do TJAM, bacharel em Direito, pedagogo e mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos.
O curso “Vamos falar de saúde mental? Estratégias de cuidado no dia a dia” aborda temas em saúde mental, estratégias de cuidado, manutenção e regulação emocional de uma forma dinâmica e de fácil compreensão, e faz parte de uma série de aulas de 20h, divididas em 6 módulos. Ao longo das aulas, os servidores aprenderão mais sobre a importância da saúde mental e do autoconhecimento de suas emoções e pensamentos, como nomeá-los durante o dia a dia, além de conhecer estratégias de enfrentamento para lidar com as emoções consideradas negativas.
As formadoras são a psicóloga e mestranda em Psicologia (UFAM), Laimara Oliveira da Fonseca e a psicóloga e especialista em Psicologia da Saúde (USP), Vitória Guimarães de Souza.
A ação formativa “Noções de audiodescrição Judiciária” faz parte do Eixo de Acessibilidade da EJUD, que atua com o objetivo de promover ações que capacitem o público interno a estar apto a atender os jurisdicionados de maneira efetiva, colocando em prática a audiodescrição, técnica que descreve com riqueza de detalhes uma imagem em forma de áudio para auxiliar as pessoas que são cegas ou possuem deficiência visual. O curso inicia dia 31 de março e ficará disponível até o dia 5 de maio, tendo uma aula (nesse dia) ao vivo das 14h às 18h, horário de Manaus, onde os alunos poderão revisar o conteúdo abordado e tirar suas dúvidas, bem como fazer a apresentação do trabalho final do curso.
A professora responsável é a mestranda em Psicologia Criminal/Forense, membro da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade e audiodescritora do Tribunal de Justiça de Roraima, Lorrane Pereira da Costa.
Nicolle Brito – EJUD
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660