Especialização é fruto de parceria com a Ufam para turma formada por magistrados e servidores do TJAM.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) encerra o ano letivo com a cerimônia de diplomação da primeira turma do curso de pós-graduação lato sensu em Poder Judiciário, realizada pela Ejud em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para magistrados e servidores do TJAM. A Especialização é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os dois órgãos, celebrado em setembro de 2021.
A solenidade será realizada no dia 13 de dezembro, às 14h30, no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no 2.º andar do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do TJAM, no bairro Aleixo, zona centro-sul da capital.
O diretor da Escola Judicial, desembargador Cezar Luiz Bandiera, destacou que a entrega dos certificados de conclusão da especialização desta turma pioneira demonstra o avanço da Escola Judicial na formação das pessoas que atuam no Poder Judiciário, na busca de levar à sociedade uma justiça de excelência.
“A missão da Ejud é justamente a de oferecer capacitação, atualização e aprimoramento do quadro de servidores do Poder Judiciário do Amazonas. Algumas dessas formações acontecem por meio de parcerias com outras instituições sempre visando à prestação jurisdicional mais acessível e igualitária a toda a sociedade”, salientou o desembargador Cezar Luiz Bandiera.
Especialização
Com 375 horas-aula, o curso realizado na modalidade à Distância teve mais de cem alunos entre magistrados e servidores do TJAM. A pós-graduação foi estruturada em 25 módulos, contemplando disciplinas cujos conteúdos aliaram o embasamento teórico e a repercussão prática dos temas abordados em sala de aula.
O corpo docente foi formado por professores com reconhecimento acadêmico e profissional da Ufam, do TJAM, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com a Aula Magna ministrada pelo professor doutor Manoel Carlos de Almeida Neto, da Universidade de São Paulo (USP), e teve como tema “História constitucional brasileira: do Império à Constituição Cidadã de 1988”.
Para a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Ejud, Munique Therense “esta primeira experiência com curso de pós-graduação oferecido pela Ejud em parceria com IES ratificou a importância da realização de projetos dessa natureza e serve como indicador de estratégias eficazes para qualificação e aprimoramento do/a servidor/a e, consequentemente, da prestação jurisdicional”.
Elisângela Araújo – Ejud
Foto: Arquivo TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660