Dessa vez as comarcas visitadas são do Careiro Várzea e Careiro Castanho.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/TJAM) realizou nesta semana, a segunda etapa do Programa de Interiorização do ano de 2023. A equipe da EJUD visitou as Comarcas de Careiro da Várzea (23 km de distância de Manaus) e Careiro Castanho (124 km de distância de Manaus), nos dias 10, 11 e 12 de maio, respectivamente.
O projeto, que tem como objetivo aproximar as atividades da EJUD dos servidores e servidoras das comarcas do Interior de Estado, teve início em 2022 e busca ampliar a quantidade de municípios alcançados nesta gestão.
A programação incluiu capacitação em “LGPD, Segurança da Informação e Inovação”, com o mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, Alceir Amorim; “Conhecimentos aplicados às comarcas de Entrância Inicial: Direito Penal e Processual Penal”, ministrado pelo especialista em Direito Penal, Rafael Santos, e “Consolidação de Gestão Cartorária e o Plano de Unificação dos Atos das Secretarias de Entrância Inicial”, com o diretor da Comarca de Rio Preto da Eva, Kelvin Dias.
Participaram dessa etapa, 7 no Careiro da Várzea e 14 no Careiro, totalizando 21 servidores capacitados presencialmente.
Alceir Amorim, servidor da Escola Judicial que participou como instrutor na visita, avaliou como positiva mais esta etapa do programa. “Esses programas são fundamentais para o desenvolvimento local, empoderamento individual e sustentabilidade regional. Eles facilitam o acesso à educação de qualidade, independentemente da localização, abrindo novas oportunidades e promovendo a diversidade e a inclusão”, declarou o servidor.
A Escola Judicial tem como objetivo, visitar outras 10 comarcas presencialmente, ainda no ano de 2023.
#PraTodosVerem – a imagem principal que ilustra a matéria mostra a equipe da EJUD posando para foto com os servidores da Comarca de Careiro Castanho, na frente do fórum da cidade. Eles estão todos em pé, posicionados ao lado do banner que identifica o projeto de interiorização da Escola Judicial. A fachada do fórum tem a cor pintada de amarelo, com uma frisa superior em vermelho, onde está o brasão do TJAM e se lê: Estado do Amazonas, Poder Judiciário, Fórum de Justiça. Ao lado direito da foto é possível ver, também, três mastros que hasteiam as bandeiras do Brasil, do Amazonas e do Judiciário Estadual. Ao fundo, por trás do prédio do fórum, a paisagem é marcada por muito verde, com árvores de maior e de menor portes, palmeiras e plantas floridas.
Texto: Nicolle Brito
Fotos: Rafael Santos e Alceir Amorim
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660