Projeto foi idealizado em parceria com a Consultoria Singulari sendo direcionado para diretores das unidades judiciais da Capital
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD-AM) realizou nesta semana a primeira edição do “Café com Gestores”, que é um curso direcionado aos diretores de unidades judiciais da Comarca de Manaus e é uma iniciativa do Poder Judiciário em parceria com a Consultoria Singulari.
O objetivo da ação formativa é promover a ampliação do repertório das habilidades gerenciais dos diretores das unidades judiciais; desenvolver habilidades necessárias ao exercício da gestão de pessoas; fortalecer vínculos com líderes de outras unidades; propiciar a troca de experiências e o aprendizado entre os servidores, bem como favorecer o conhecimento da realidade e desafios enfrentados nas diferentes unidades do TJAM.
O projeto tem entre as propostas promover o intercâmbio e a troca de experiências, com o enfoque de estimular o desempenho dos servidores e servidoras que atuam em cargos de chefia para lidar com as equipes de trabalho de forma assertiva, melhorando a comunicação e o feedback, trazendo mais agilidade nas respostas ao cidadão.
A iniciativa de realizar um encontro com os Gestores veio da necessidade de trabalhar os aspectos identificados na primeira edição do Programa de Desenvolvimento de Líderes, que aconteceu em novembro de 2022, também com a Singulari.
A pedagoga, psicóloga e secretária-geral da Escola Judicial, Fernanda Callegari, afirmou que a Escola reconhece o desafio desempenhar a função de gerenciar pessoas e cuidar dos desafios e metas que precisam ser cumpridos. Foi por isso surgiu a ideia de haver um evento nesses moldes, destaca a pedagoga, para promover um espaço de encontro e troca entre os gestores para lidar com as dificuldades e os desafios de estar nessa função. “Uma das competências para exercer a função de diretor de Vara Judicial, consideramos a capacidade de desenvolvimento das habilidades interpessoais e a EJUD pretende ser parceira nesse trabalho”, declarou a secretária.
Para a psicóloga e consultora de gestão da empresa Singulari Consultoria, Sônia Graceschi, os temas a serem discutidos nos próximos encontros são essenciais para quem está à frente de uma equipe. Serão abordados, conforme a consultora, temas como a percepção, no quesito de alcance de resultados; entendimento do propósito de ser um profissional de liderança para que todos possam entender a grande missão de um gestor dentro do seu negócio; e entender o papel do gestor nesta relação cidadão com judiciário e principalmente pessoa, “pois antes de gestores, somos pessoas”.
Ao longo do ano de 2023, outros quatro encontros do projeto “Café com Gestores” serão realizados, sendo estes, nas datas: 24 de maio, 20 de julho, 21 de setembro e 16 de novembro, cada encontro com carga horária de 3 horas.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico da abertura da primeira edição do encontro “Café com Gestores”. Na imagem, a secretária-geral da Escola Judicial, Fernanda Callegari, ao microfone, fornece instruções aos participantes do encontro: diretores e diretoras de Varas Judiciais.Na mesma imagem, os participantes do curso estão sentados em poltronas de cor azul e três pessoas, do sexo feminino, aparecem ao lado de Fernanda Callegari, de frente para a plateia.
Texto: Nicolle Brito
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660