Encontro tratou sobre a logística utilizando meios aéreos, terrestres e fluviais para chegar nas mais diversas e distantes comarcas do estado.
A reunião de planejamento logístico realizada hoje (15/12) pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), na sala de aula localizada no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça, na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade, reuniu representantes da Central de Transportes e da Divisão de Compras e Operações, além de servidores que atuam diretamente nas Comarcas de 1.ª Entrância.
O encontro foi dirigido pelo secretário-geral da Ejud, Rafael Santos, que participou das viagens do programa às 20 comarcas em 2023, do diretor da Vara de Benjamin Constant/AM, Fredson Souza, um dos mais antigos diretores que atuam no interior, o servidor Thiago Lima, do setor de passagens aéreas, o motorista do TJAM Jacó Viana e Valdo Silva, que trabalha com as lanchas que partem do porto do Centro de Manaus para diversos municípios do estado.
“Ao iniciarmos o planejamento logístico das viagens do Programa de Interiorização para 2024, onde se pretende alcançar presencialmente 40 comarcas, percebemos que precisaríamos dos saberes daqueles que conhecem os caminhos do nosso Amazonas”, disse o secretário-geral da Ejud, Rafael Santos, ao frisar também que “com esses olhares e experiências sobre os caminhos que temos a percorrer, seja de forma aérea, terrestre ou fluvial, pedimos a permissão da nossa mãe Amazônia para transitar em seus meios, levando possibilidades de Justiça e educação aos que ali atuam. Não é uma missão de conquista, visto que são territórios que têm nossos povos tradicionais como seus donos, mas sim, um caminho de descoberta, sobre formas de atuação do Poder Judiciário realizadas e realizáveis por nossos beiradões”.
Seguindo a determinação do diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera, a Escola em 2024 pretende cada vez fortalecer seu compromisso com a formação jurídica, aprimorando suas ações, ampliando o acesso a cursos e capacitações para os servidores do Poder Judiciário em todas as Comarcas do Estado.” Trata-se de um justo reconhecimento aos valorosos servidores, que são a verdadeira face da Justiça nos longínquos municípios do nosso imenso Estado”, frisou o diretor da Ejud.
Para o secretário-geral Rafael Santos, que já atuou como diretor de vara em Comarcas como Itacoatiara e Boa Vista do Ramos, a educação jurídica de excelência com esse olhar atento aos servidores que atuam nas Comarcas de 1.ª Entrância é a missão da Escola.
“Mais do que a formação levada ao interior, a busca é para que nosso Tribunal de Justiça se mantenha sempre atento sobre as práticas e vivências nesses lugares. Nessa troca própria do processo de ensino aprendizagem, a garantia do acesso à Justiça e prestação jurisdicional em todo nosso Amazonas se mostra como nossa necessária missão”, finalizou Rafael Santos.
#PraTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra, da esquerda para a direita, Rafeal Santos, Fredson Souza, Jacó Viana e Thiago Lima, durante a reunião de planejamento das ações do Programa de Interiorização da Ejud para 2024. Eles estão sentados e observam um mapa do estado do Amazonas.
Texto e Foto: Elisângela Araújo | EJUD