Tendo como público-alvo magistrados do TJAM, o curso está com inscrições abertas, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Esmam (https://esmam.tjam.jus.br) .
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), realizará no período de 15 a 17 de março deste ano o “Curso de Formação de Formadores – Módulo 1 do Nível 1”, voltado para magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas. O curso tem a finalidade de oferecer subsídios para a atuação docente, considerando as peculiaridades de seu público e o impacto prático das ações de aprendizagem no cotidiano da profissão.
O Módulo 1, do Nível 1, do “Curso de Formação de Formadores” constitui a primeira etapa do Programa de Formação Docente, fixado como uma das metas da Enfam, de qualificação pedagógica dos docentes que atuam no âmbito das Escolas Judiciais e de Magistratura.
O diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, destacou que o objetivo do curso proposto pela Enfam alinha-se às diretrizes da Escola Superior de Magistratura do Amazonas em relação à formação de formadores. “Temos total interesse, como instituição responsável pela formação inicial e continuada dos magistrados amazonenses, de atender às resoluções da Enfam, que tem como meta profissionalizar os formadores atuantes nos cursos das escolas de magistratura”, frisou Pascarelli.
De acordo com a coordenadora da área pedagógica da Esmam, a pedagoga Mírian Rolim, o curso irá conferir certificação do Nível I, do Curso de Formação de Formadores da Enfam, ou equivalente. “Nesse módulo, conforme a metodologia da Enfam, buscaremos desenvolver competências relacionadas à atuação docente no contexto da magistratura, além de capacitar os participantes para o planejamento da ação educativa, contemplando os elementos do planejamento e suas especificações. Nesse sentido, o módulo irá oferecer aos alunos instrumentos para a definição de objetivos, organização de conteúdos, estruturação de estratégias de ensino e encaminhamentos de avaliação na atuação docente”, explicou a coordenadora.
O conteúdo está organizado em 24 horas aulas, distribuídas em três dias (15, 16 e 17 de março), com 8h/a por dia, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18h. Para a aprovação e consequente certificação, os magistrados e servidores deverão ter 80% de frequência no curso, que ocorrerá de maneira presencial nas dependências da Esmam.
As inscrições deverão ser efetuadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-ESMAM), por meio do site: https://esmam.tjam.jus.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] .
Instrutores
Erisevelton Silva Lima – Pedagogo, mestre e doutor em educação. Atua com formação de professores desde 1993, é formador da Enfam desde 2012. Autor de livros, artigos e materiais voltados para formação de professores em todo território nacional.
José Henrique Torres – Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Magistrado desde 1987; doutorando da Faculdade de Educação da Unicamp; formador de formadores, tutor, conteudista e coordenador de cursos EaD e membro da Comissão de Assessoramento Pedagógico da Enfam. Autor do livro “Aborto e Constituição”, de vários capítulos de livros e artigos publicados, com participação em 800 eventos como conferencista, palestrante e debatedor.
Coordenação
Mirian Falcão da Silveira Rolim – Pedagoga; especialista em Novas Tecnologias Educacionais; mestranda da Universidade Federal Fluminense (UFF). Analista judiciário em Pedagogia do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Entenda mais sobre a Formação de formadores
A formação de formadores visa ao desenvolvimento de competências de magistrados e servidores que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes. A Enfam realiza essa atividade com o objetivo de gerar um efeito multiplicador e, ao fomentar parcerias com as demais escolas, busca a capacitação de magistrados para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares e assim desenvolver, continuamente, competências profissionais específicas para o exercício da docência e para a atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.
Perfil de competências do formador
As competências podem ser divididas em dois grupos: competências relativas ao conhecimento a ser ensinado e competências relativas às habilidades para ensinar.
No que diz respeito às competências relacionadas ao conhecimento a ser ensinado, espera-se que o formador de uma escola judicial tenha profundo conhecimento do tema objeto da ação educacional, tanto na perspectiva teórica quanto na prática.
Esse conhecimento do conteúdo propriamente dito inclui, igualmente, as principais aplicações práticas, visão global do sistema judicial e compreensão de como o tema em estudo se relaciona com o todo.
As competências concernentes às habilidades para ensinar dizem respeito ao domínio do conhecimento pedagógico, que envolve a compreensão não só da aprendizagem do adulto mas também dos fundamentos e práticas de avaliação.
Além disso, o formador deve ser capaz de estabelecer uma clara distinção entre crenças, opiniões pessoais e ética profissional, sempre considerando prioridade as necessidades dos formandos.
Ramiro Neto / Esmam
Arte: Claudio Gaia / Esmam
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